Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Imortais buscam renovação na internet

Imortais buscam renovação na internet

 

 Reformulada com tecnologias mais ágeis, página da ABL passou a receber 85 mil visitantes por mês

Victor Velasco

A fim de proporcionar maior visibilidade e apagar a imagem sisuda ligada ao campo da literatura, a Academia Brasileira de Letras (ABL) recorreu à internet para difundir uma postura mais agressiva na divulgação de atividades, que hoje recebe influências de outras áreas de saber. A primeira solução encontrada pelo presidente da ABL, o imortal Marcos Vinicios Vilaça, se refere à reformulação do site da academia, que recebeu incremento de tecnologias avançadas, além da mudança no conteúdo informativo que passou a ser mais dinâmico.

O resultado foi uma expansão vertiginosa na quantidade de visitantes, atingindo uma média de 85 mil acessos mensais graças à abertura de canais como transmissão simultânea das atividades e cerimônias de posse de novos acadêmicos. "A academia passa a ter intimidade com a internet. A página anterior era inflexível, agora é um elemento provocador", comenta Vilaça.

De acordo com o coordenador executivo, Raphael Pinheiro, responsável pela elaboração do portal online da ABL, as seções que receberam maior número de acessos são as reproduções em três dimensões das dependências do prédio, com informações sobre peças e obras bibliográficas em estantes - a exemplo da tecnologia utilizada em sites internacionais como Museu do Louvre que opera um sistema responsável pela reprodução de um ambiente fiel à realidade.

"O desenvolvimento se baseou na apresentação de um portal sóbrio e formal com a oferta de ferramentas atraentes como a consulta de verbetes e palavras para averiguar se elas estão ou não registradas na língua portuguesa", diz, lembrando que os visitantes, agora, têm acesso aos livros disponíveis na biblioteca e podem fazer reservas online.

Debates

Para o secretário-geral da entidade, Cícero Sandroni, medidas como essas fazem a ABL assumir um papel ativo na promoção de debates em outras áreas de conhecimento rumo à modernização da entidade. "A instituição pretende se tornar um espaço para produção de idéias e valores, além de difundir informações sobre áreas diferentes da literatura sempre com a participação de expoentes de temas de relevância social", afirma Sandroni, citando o seminário "Brasil brasis" que tratou de questões como culinária, MPB e a responsabilidade dos meios de comunicação nos últimos meses.

Carro-chefe da grade de atividades este ano da ABL, o seminário tem atraído a atenção de acadêmicos e universitários. Os motivos que inspiraram a organização de um seminário diversificado são reivindicações do público, além da necessidade de uma análise profunda dos percursos da cultura em uma visão global já que o acesso ao mercado cultural é restrito à minoria - a chamada classe elitista. Para 2007, o rol de atividades ainda não foi definido.

Uma das prioridades da atual gestão do presidente da ABL é desmistificar ainda o conceito de ociosidade ligado à ABL sem atividades abertas à população já que no curso da história a instituição inclinava-se apenas no debate de assuntos restritos aos interesses de 40 acadêmicos sem nenhuma referência externa. "Mais do que o famigerado encontro de acadêmicos para a degustação de chá, o qual membros se reúnem em clima de confraternização pontualmente às 17h, a intenção é compartilhar idéias por meio de mesas-redondas sobre assuntos atuais que envolvem o cotidiano do cidadão", diz.

O último debate promovido pela ABL, no dia 9 de novembro, colocou em pauta assuntos relacionados à revitalização do Centro do Rio e a imponência de monumentos e construções como edifícios na cidade que transcende períodos distintos como Imperial e a República, apesar das leis em vigor para preservação de patrimônios de valor histórico. Sandroni, que coordenou a mesa redonda, acredita no comprometimento da arquitetura na busca por soluções que promovam o bem-estar social por meio de um planejamento detalhado para construção de moradias acessíveis e dignas para a população da camada mais pobre.

Aniversário de 110 anos será comemorado com site especial

Seguindo a mesma linha tecnologia RSS - que permite carregar conteúdo com maior velocidade - o coordenador executivo do site, Raphael Pinheiro, disse que uma equipe especializada foi designada para elaborar uma edição comemorativa do aniversário de 110 anos de idade da Academia Brasileira de Letras (ABL) em julho de 2007 para reforçar a identidade visual com uso de marcas registradas pela instituição. O destaque fica por conta do desenvolvimento de conteúdo adicional que mostrará a trajetória percorrida pela entidade ao longo da história.

"Serão elaborados vídeos informativos e principais fatos que marcaram a história da ABL. O site acompanha os mesmos moldes do portal atual, o que proporcionará mais interatividade", explica o executivo, acrescentando que uma página especial sobre a vida dos escritores Machado de Assis e Euclides da Cunha serão explorados em edição futura do site, que antes da adoção da tecnologia de última geração recebia visitas inferior a 100 acessos.

Jornal do Commercio (RJ) 20/11/2006

23/11/2006 - Atualizada em 23/11/2006