Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Historiador inglês Leslie Bethell é eleito sócio correspondente da ABL na vaga de José Saramago

Historiador inglês Leslie Bethell é eleito sócio correspondente da ABL na vaga de José Saramago

 

A Academia Brasileira de Letras elegeu no dia 30 de setembro, o historiador inglês Leslie Bethell como Sócio Correspondente na vaga do escritor português e Prêmio Nobel de Literatura José Saramago, falecido em junho deste ano. Bethell será o oitavo ocupante da Cadeira nº 16, que foi de José Bonifácio de Andrada e Silva, o primeiro nome a ocupá-la e seu Patrono.

“Leslie Bethell, professor emérito das Universidades de Oxford e Londres, tem mantido estreita colaboração com a Academia ao longo dos últimos anos. Ele substituirá um querido escritor  estrangeiro desta Casa, o português José Saramago que, infelizmente, não teve tempo para assumir a Cadeira 16, morrendo antes. Eleito em 2009 e grande admirador do Brasil, Saramago desejava um espaço na agenda para tomar posse, mas o destino não permitiu”, lembra o Presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.

Saiba mais

O professor Leslie Bethell foi diretor do Centre for Brazilian Studies da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Antes, foi diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos, da Universidade de Londres. Seu principal trabalho, como acadêmico, foi a coordenação e a edição da monumental Cambridge History of Latin America, com 12 volumes publicados desde 1984, e um grande número de publicações derivadas.

Em toda sua carreira, Bethell manteve estreito contato com o Brasil e especificamente com a ABL, onde proferiu palestras sempre que sua agenda permitiu. Foi professor visitante do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, em 1979. Mas seu envolvimento com as ciências sociais brasileiras se caracteriza, principalmente, pelos contatos pessoais e trabalhos conjuntos realizados com historiadores e cientistas sociais do país ao longo do tempo, assim como pela participação nos conselhos editoriais de várias das principais revistas ligadas à historiografia brasileira, incluindo o Journal of Latin American Studies, Americas: Revista de História e Cultura da América Latina, Estudos Históricos (CPDOC, Rio de Janeiro), e a Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

O Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford que dirigiu foi um importante ponto de referência, contato e intercâmbio entre especialistas brasileiros, ingleses, e de outros países, em diversas áreas do conhecimento – economia, história, educação, ciência política, artes –, sendo responsável também pela realização de eventos acadêmicos, científicos e culturais que ajudam a promover a cultura e a ciência brasileira no Reino Unido. Bethell é bacharel e doutor em História pela Universidade de Londres. Entre os trabalhos que publicou além da Cambridge History, que contém vários capítulos seus sobre o Brasil,  inclui-se o livro A abolição do comércio brasileiro de escravos, e os artigos  “O imperialismo britânico e a Guerra do Paraguai”, “Brasil: o legado dos 500 anos e o futuro”, “A contribuição britânica para o estudo do Brasil”, “A presença britânica no Império nos trópicos”, “O Brasil e a América Latina em perspectiva histórica” e "Charles Landseer: desenhos e aquarelas de Portugal e do Brasil, 1825-1826". 

1/10/2010

 

 



01/10/2010 - Atualizada em 30/09/2010