Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Entrega do "Prêmio SESC de Literatura 2009" na ABL

Entrega do "Prêmio SESC de Literatura 2009" na ABL

 

A Academia Brasileira de Letras convida para o lançamento dos livros vencedores do "Prêmio SESC de Literatura". "Prosa de papagaio", de autoria de Gabriela Guimarães Gazzinelli, e "Cavala", de Sergio Tavares, foram os vencedores da edição 2009.

O evento, que terá abertura do Presidente da ABL, Marcos Vinicios Vilaça, do Diretor Geral do Departamento Nacional do SESC, Maron Emile Abi-Abib e de Luciana Villas-Boas, Diretora editorial do grupo Record, contará com uma mesa-redonda composta pelos escritores vencedores de 2008 - Márcio Ribeiro Leite e Sergio Léo - e de 2009, Gabriela e Sergio.

Os livros vencedores serão publicados pela editora Record e distribuídos para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do SESC e SENAC em todo o país.

A edição do "Prêmio SESC" de 2009 teve 667 inscrições, número maior do que seu ano de criação, em 2003. No ano de 2008, contou com 457 inscritos.  O Prêmio recebeu inscrições de todos os estados, e concedeu menção honrosa a seis escritores estreantes, do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco, Acre e São Paulo.

Na solenidade, que acontece hoje, a partir das 17h, no teatro R. Magalhães Jr., também haverá o lançamento da nova publicação do SESC, a "Revista Palavra".

O evento terá transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

O Prêmio

O "Prêmio SESC de Literatura" é promovido pelo SESC – Serviço Social do Comércio, e objetiva premiar textos inéditos nas categorias conto e romance, escritos em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil.

Vencedores do "Prêmio SESC de Literatura 2009"

Gabriela Guimarães foi a ganhadora na categoria romance por “Prosa de Papagaio”. A mineira de 28 anos, que tem formação em letras e filosofia, já venceu outros concursos literários nas categorias contos e literatura infantil, e agora estreia no romance com a história do cotidiano de uma família narrada por meio de um bem humorado papagaio.

Sergio Tavares, jornalista de Niterói (RJ), foi escolhido como o autor da melhor coletânea de contos por “Cavala”. O livro traz delírios e obsessões, causados real ou ilusoriamente pelo sexo, em quatro longos contos.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

Assuntos relacionados

Prêmio SESC de Literatura

2/8/2010

 



29/07/2010 - Atualizada em 28/07/2010