Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Durval Muniz revisita o sertão armorial de Ariano Suassuna em conferência sobre saudades e simbologias

Durval Muniz revisita o sertão armorial de Ariano Suassuna em conferência sobre saudades e simbologias

 

“Saudades de reis, de reinos e de reinações: o sertão armorial de Ariano Suassuna” é o tema da terceira conferência do ciclo "Em torno de Ariano Suassuna”.

O historiador e professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior abordará na próxima terça-feira, 20 de maio, às 16h, a presença da memória monárquica, nobiliárquica e aristocrática na obra de Ariano Suassuna. A conferência tem a coordenação do Acadêmico Joaquim Falcão, a entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/saudades-de-reis-de-reinos-e-de-reinacoes-o-sertao-armorial-de-ariano-suassuna-531414

Também será transmitida ao vivo pelo canal da ABL no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=niKgydTDGvI

Durval analisará como o sertão armorial expressa uma nostalgia senhorial que legitima visões hierárquicas da sociedade brasileira, ao mesmo tempo em que elabora, de forma ambígua, lutas históricas e familiares marcadas pelo declínio de antigas ordens sociais.

“Vou falar sobre o espaço simbólico de luto e elaboração de traumas históricos, não apenas pessoais, como a perda do pai, mas também coletivos, como o fim de uma ordem social baseada na hierarquia e nos privilégios de sangue”.

Na última conferência do ciclo "Em Torno de Ariano Suassuna", o Acadêmico Joaquim Falcão discorrerá sobre o tema “Ariano: eu não sou mamulengo de ninguém”, na terça-feira (27), às 16h.

Sobre Durval Muniz de Albuquerque Júnior

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual da Paraíba (1982), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona e em Teoria e Filosofia da História pela Universidade de Coimbra.

Professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em História do CERES (Caicó-RN). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Presidente da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia, triênio 2024 a 2027.

Coordena o Corpus: grupo de estudos e pesquisas em história dos corpos e das sensibilidades; faz parte do Histor: Núcleo de estudos de teoria da história e história da historiografia e do grupo de pesquisa em História dos Sertões.

Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, nordeste, masculinidade, biografia histórica, produção de subjetividades, história das sensibilidades, história dos corpos, das dores e dos sofrimentos.

13/05/2025