Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Conferência sobre religião e política encerra o ciclo “Ponto e Contraponto”

Conferência sobre religião e política encerra o ciclo “Ponto e Contraponto”

 

“Religião e política, o apelo da direita” encerrou o ciclo "Ponto e contraponto: discursos em tensão". As sociólogas Maria das Dores Machado e Cecilia Mariz abordaram a interação entre religião e política no país, com foco no papel dos evangélicos. A conferência foi no dia 27 de junho, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr.

O ciclo "Ponto e contraponto: discursos em tensão" teve início no dia 6 de junho com a palestra "Censura na era da internet", com o professor Fernando Schuler e Gustavo Binenbojm. No dia 13 de junho foi a vez do Acadêmico Eduardo Giannetti e o antropólogo Antonio Riserio, que participou de forma online. Eles discutiram, entre outros temas ligados ao assunto, a fronteira entre identidade e identitarismo. No dia 20 de junho, o médico Drauzio Varella e o economista Armínio Fraga falaram sobre a necessidade de conciliar a saúde pública com as restrições orçamentárias do governo.

A coordenação do ciclo foi do Acadêmico Edmar Lisboa Bacha e a coordenação-geral do projeto de ciclos de conferências de 2023 é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.

Todas as palestras foram transmitidas pelo Youtube da Academia e podem ser acessadas no link.

Sobre Maria das Dores

Maria das Dores Campos Machado possui graduação em Ciências Sociais pela UFRJ, mestrado e doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ. Realizou Pós-doutorado na PUC/SP e no Instituto de Desarrollo Económico y Social de Buenos Aires . Em 2017, tornou-se Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e se aposentou. Suas principais publicações são: Carismáticos e Pentecostais: Adesão Religiosa e Seus Efeitos Na Esfera Familiar. Campinas: ED. Autores Associados/ ANPOCS, 1996; Política e Religião: A participação dos evangélicos nas eleições. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006; Os votos de Deus: Evangélicos, política e eleições no Brasil. Recife: Massangana, 2006; Religiões e Homossexualidades. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010; Gênero, Neoconservadorismo e Democracia. São Paulo: Boitempo Editorial, 2020.

Sobre Cecília Mariz

Professora Titular da Pós Graduação em Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Sociologia (UNI- Boston University,1989). Mestre em Sociologia (UFPE, 1982), Bacharel em Ciências Sociais (UFPE, 1977), . Autora do livro Coping with Poverty; Pentecostals and Base Communities in Brazil (Temple University Press em 1994. Tem publicado diversos artigos em revistas especializadas no Brasil e no exterior sobre pentecostalismo e catolicismo

20/06/2023