Daisaku Ikeda é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista japonês. Para homenagear os 30 anos de sua eleição para a cadeira 14 de sócio correspondente da ABL, o Acadêmico Domício Proença Filho irá coordenar uma conferência ao lado do advogado Antônio Celso Alves Pereira, com o objetivo de lançar uma nova luz sobre o conceito de universalismo humanista, estimulando o diálogo e a reflexão sobre as pautas que marcam a sociedade brasileira e a humanidade no século XXI.
A conferência acontece na próxima quinta-feira, 29 de junho, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca, e é promovida pela BSGI, organização fundada por Ikeda, que tem o objetivo de difundir a filosofia humanística de Nichiren Daishonin, cuja diretriz básica é felicidade plena de toda humanidade.
Hoje com 95 anos, Daisaku Ikeda é um notório pacifista e humanista, autor de poesias, romances, ensaios, artigos, histórias infantis e propostas de paz. Possui mais de 250 obras traduzidas em mais de 50 idiomas. Dentre elas, está o livro “Diálogo – Direitos Humanos no século XXI", escrito em conjunto com Austregésilo de Athayde.
O universalismo humanista proposto por ele em nada diz respeito ao universalismo eurocêntrico que colonizou inúmeros povos no século XVI, se utilizando da violência e da opressão. E, sim, a exaltação da sensibilidade, a compaixão pela dor do próximo e a generosidade com a natureza.
28/06/2023