Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Celso Lafer e Ricardo Cavaliere eleitos para a Academia das Ciências de Lisboa

Celso Lafer e Ricardo Cavaliere eleitos para a Academia das Ciências de Lisboa

 

Os Acadêmicos Celso Lafer e Ricardo Cavaliere são os mais novos membros da Academia das Ciências de Lisboa, como sócios correspondentes. Celso Lafer irá ocupar a cadeira que pertenceu a Lygia Fagundes Telles. Os dois terão a companhia de outros 15 Acadêmicos: Jose Sarney, Marcos Vilaça, Arnaldo Niskier, Arno Wehling, Evanildo Bechara, FHC, Ana Maria Machado, Geraldo Holanda Cavalcanti, Domicio Proença Filho, Merval Pereira, Antonio Carlos Secchin, Marco Lucchesi, Carlos Nejar e Jose Paulo Cavalcanti.

Para Celso Lafer, a Academia das Ciências de Lisboa é uma grande instituição portuguesa fundada no século XVIII, de relevo para o Brasil desde a nossa Independência pela participação que nela teve José Bonifácio.

“A ABL tem com a Academia das Ciências de Lisboa uma interação fluida na convergência do intercâmbio e nos compartilhados valores da diplomacia cultural e científica que aprimora a convivência internacional. Fiquei muito honrado com a eleição de sócio correspondente estrangeiro da Academia das Ciências de Lisboa e assim ao integrá-la com outros confrades da ABL, poder trabalhar para o aprimoramento de nosso convívio acadêmico”, afirmou.

Para Ricardo Cavaliere, eleito para a Classe de Letras na seção de Filologia e Linguística, é uma grande honra estar agora nos quadros da Academia, visto que se trata de uma instituição secular, com relevante serviços prestados à causa da lusofonia.

“A Academia das Ciências de Lisboa é a instituição que responde pelo Estado português em questões linguísticas e, neste sentido, tem sido efetivamente o interlocutor português perante os demais países da lusofonia em questões como os acordos ortográficos e a elaboração dos vocabulários, além de outros temas relevantes da política linguística. A Academia das Ciências de Lisboa pode contar com esse colaborador brasileiro, que tentará estreitar ainda mais os laços fraternos que unem a ABL à Academia das Ciências de Lisboa com projetos comuns, procurando sempre desenvolver estudos e envidar esforços em prol da difusão e do cultivo da língua portuguesa e das literaturas em língua portuguesa. agradecimento especial ao amigo filólogo de primeira hora Telmo Verdelho, que teve a gentileza de indicar o meu nome. Companheiro de tantas jornadas que agora será meu confrade na Academia de Lisboa, o que me dá muito prazer e me deixa muito honrado.“

 

 

 

21/03/2024