Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Berthold Zilly profere a conferência “Traduzindo Euclides da Cunha” nas comemorações do Ciclo de homenagens ao escritor

Berthold Zilly profere a conferência “Traduzindo Euclides da Cunha” nas comemorações do Ciclo de homenagens ao escritor

 

Sob coordenação do Acadêmico Ivan Junqueira, a Academia Brasileira de Letras promoveu no dia 9 de outubro, a conferência “Traduzindo Euclides da Cunha”,  proferida pelo professor da Universidade Livre de Berlin e da Universidade de Bremen, tradutor de Euclides da Cunha, Berthold Zilly. O evento foi na Sala José de Alencar.

As comemorações do Centenário de Euclides da Cunha tiveram início em agosto, com o Ciclo de Conferências da ABL e a abertura da Exposição “Euclides um brasileiro”, e se estenderão até o mês de novembro com diversos eventos que homenageiam o escritor de Os Sertões.

O evento teve transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

Berthold Zilly

Berthold Zilly é um dos principais tradutores alemães da atualidade. Atualmente é professor da Universidade Livre de Berlin e da Universidade de Bremen. Em 1995 recebeu o mais importante prêmio de tradução da Alemanha, o Christoph-Martin-Wieland-Preis, por sua tradução de A guerra no sertão de Euclides da Cunha. Em 2001 recebeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Verteu várias obras de escritores brasileiros para o alemão, entre eles Machado de Assis e Lima Barreto. No Brasil, é conhecido principalmente por seus estudos sobre Euclides da Cunha. Zilly vem ao Brasil desde os anos 60. Participou do Colóquio “Literatura & Música”, na ABL, com a palestra “Machado de Assis e a Música”.

9/10/2009

08/10/2009 - Atualizada em 07/10/2009