Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Artistas leem Jorge Amado em mais uma homenagem ao seu centenário de nascimento

Artistas leem Jorge Amado em mais uma homenagem ao seu centenário de nascimento

 

Em mais uma homenagem ao centenário de nascimento do Acadêmico e escritor Jorge Amado, a Academia Brasileira de Letras promoveu, dia 18 de outubro, quinta-feira, leitura de textos de seus romances, selecionados pelo Primeiro-Secretário da ABL, Acadêmico Domício Proença Filho. O evento aconteceu às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, 280 lugares, Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca. Senhas serão distribuídas no dia do evento. Lugares limitados.

Numa especial colaboração da TV Globo, os textos foram lidos por José Wilker, Bete Mendes, Marcelo Serrado e Juliana Paes, todos, de alguma forma, ligados às adaptações audiovisuais da produção literária do romancista. De acordo com Domício Proença Filho, “à celebração acrescenta-se a exposição e as inúmeras conferências no Brasil e no exterior, centradas na obra de Jorge Amado, realizadas pela Casa de Machado de Assis este ano”.

Saiba mais
 
Quinto ocupante da Cadeira 23 da ABL, eleito em 6 de abril de 1961, na sucessão de Otávio Mangabeira, Jorge Amado tomou posse em 17 de julho do mesmo ano. Jornalista, romancista e memorialista, tornou-se escritor profissional e viveu exclusivamente dos diretos autorais de seus livros. Estreou na Literatura em 1930, com a publicação da novela “Lenita”, escrita em colaboração com Dias da Costa e Édison Carneiro.

Seus livros, escritos ao longo de 36 anos (1941 a 1977) foram publicados em 52 países e traduzidos para 48 idiomas e dialetos. Muitos deles tiveram adaptação para o cinema, o rádio, a televisão, bem como para histórias em quadrinhos, não apenas no Brasil, mas também em Portugal, França, Argentina, Suécia, Alemanha, Polônia, Itália, Estados Unidos e Tchecoslováquia.

Autor de clássicos da Literatura brasileira, como Dona Flor e seus dois maridos, O país do carnaval, Capitães da areia, Gabriela, Cravo e Canela, Bahia de Todos os Santos, Tenda dos milagres, Teresa Batista cansada de guerra, entre muitos outros, Jorge Amado nasceu no dia 10 de agosto de 1912 e faleceu no dia 6 de agosto de 2001.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

18/10/2012

10/10/2012 - Atualizada em 09/10/2012