Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > AO VIVO: Show do cantor, compositor e violonista Zé Renato homenageia Noel Rosa na ABL

AO VIVO: Show do cantor, compositor e violonista Zé Renato homenageia Noel Rosa na ABL

 

Assista ao vivo à série "MBP na ABL", com a apresentação do cantor, compositor e violonista Zé Renato, em homenagem aos 100 anos de nascimento de Noel Rosa, considerado o "Poeta da Vila", que morreu aos 26 anos em 1937.

"Noel Rosa, para nós da ABL, é o ‘Acadêmico do Samba’, nome que melhor traduz sua importância para a música popular brasileira. Suas letras retratam com poesia o cotidiano do Rio de Janeiro, em especial sua Vila Isabel, com todo o lirismo que caracteriza os grandes poetas. A ABL se sente particularmente feliz por prestar esta homenagem no ano que se comemora o centenário de seu nascimento”, afirma o Presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.

O show, intitulado de "Filosofia – 100 anos do Poeta da Vila", acontece no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca.

Saiba mais

Noel Rosa

Nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 1910, tornando-se anos mais tarde conhecido como o "Poeta da Vila". Morou durante seus vinte e seis anos e meio na mesma casa, na rua Teodoro da Silva (hoje é um prédio de apartamentos com seu nome). O “Acadêmico do Samba”, nome que recebeu como uma segunda homenagem da ABL, sambista, compositor e acima de tudo boêmio, morreu na mesma casa em Vila Isabel, em 4 de maio de 1937, vítima de uma doença que o debilitou nos últimos anos de vida.

Zé Renato

O compositor, violonista e cantor Zé Renato começou a carreira participando de festivais. Hoje, tem 27 álbuns gravados e uma lista de intérpretes de suas canções de primeira linha, com nomes como o de Milton Nascimento, Zizi Possi, Leila Pinheiro, Lulu Santos, John Anderson, Nana Cayme, MPB-4 e Boca Livre, grupo com o qual gravou seus primeiros discos. Com Milton compôs “Anima”, que é o título de um dos discos do artista mineiro. Zé Renato gravou dois discos pelo selo Biscoito Fino: ‘Minha Praia” e “Navegantes”. O segundo em Lisboa, com o grupo Trinadus, misturando músicas portuguesas e brasileiras. Suas últimas apresentações  desde 2005 foram com o show “Eu e meu violão”, no qual interpreta sambas de várias épocas e, é claro, também de Noel Rosa.

 

Clique aqui para assistir ao vivo.

11/8/2010

 

 



11/08/2010 - Atualizada em 10/08/2010