Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > AO VIVO: MPB na ABL homenageia o Dia Nacional do Samba com a presença de Monarco

AO VIVO: MPB na ABL homenageia o Dia Nacional do Samba com a presença de Monarco

 

Assista ao vivo a série MPB na ABL, que acontece no teatro R. Magalhães Jr., com a presença de Monarco, homenageando o Dia Nacional do Samba.

O show promete uma louvação aos grandes sambistas que fizeram história - na quadra da Portela, nos desfiles das escolas de samba e no imaginário popular.

Hildemar Diniz, o Monarco, carioca de Oswaldo Cruz, tem o bairro-berço da sua Portela e da sua Velha Guarda também suas razões de viver.

- O Dia Nacional do Samba, sustenta Monarco, é o nosso feriado.  Quando acabar minha apresentação na Academia, vou para o Trem do Samba, vou para Oswaldo Cruz comemorar esta data, que é o nosso feriado.  E como disse Silas de Oliveira, "o samba veio devagarinho, atravessou sete mares".  E hoje, acrescento eu, é um patrimônio cultural do nosso país, com toda justiça e louvor.

O compositor revelou que, ao final de sua apresentação, prestará uma homenagem ao compositor Roberto Martins, lembrado recentemente por Cristina Buarque de Holanda e o Samba de Fato durante show na ABL. "Roberto estaria fazendo 100 anos. É, portanto, o centenário de um grande compositor. Vou homenageá-lo com dois sambas muito bonitos – “Ando sofrendo”, dele em parceria com Alcebíades Barcelos, “o querido Bide”, e Meu consolo é você, este em parceria com o Nássara. Conheci todos eles. Tenho orgulho disso.

O evento acontece no Teatro R. Magalhães Jr. e tem entrada gratuita.

Saiba mais

O repertório
 
O repertório escolhido por Monarco pode ser definido como um painel refinado do samba e de seu aspecto tradicional mais profundo.  De Paulo da Portela a Paulinho da Viola, passando pelos baluartes da Velha Guarda da Portela, grupo do qual Monarco é, hoje, o seu líder.  E, naturalmente, composições próprias, vale dizer sucessos, com seus parceiros mais frequentes como Ratinho, por exemplo.  Claro que há tempo, espaço e reverência para Silas de Oliveira.
 
Está assim composto o repertório, em ordem de apresentação: Tudo menos amor (Monarco - Walter Rosa), Coração em desalinho (Monarco - Ratinho), Corri pra ver (Chico Santana - Monarco - Casquinha), Passarinho (Chatin), Nunca vi você tão triste (Monarco - Ratinho), Aquarela brasileira (Silas de Oliveira), Iluaiê (Norival Reis - Cabana), Cantos de areia (Dedé - Norival Reis), Doce melodia (Bubu - Jamelão), Foi um rio que passou em minha vida (Paulinho da Viola), Meu drama (Silas de Oliveira), Isolado do mundo (Alcides Dias Lopes), Vai vadiar (Monarco - Ratinho), Lenço (Chico Santana - Monarco), Quitandeiro (Paulo da Portela - Monarco), Ando sofrendo (Roberto Martins - Alcebíades Barcelos), Meu consolo é você (Roberto Martins - Nássara).

Clique aqui para assistir ao vivo.

2/12/2009

30/11/2009 - Atualizada em 30/11/2009