Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Antropólogo Roberto DaMatta é o vencedor do Prêmio Machado de Assis de 2022

Antropólogo Roberto DaMatta é o vencedor do Prêmio Machado de Assis de 2022

 

Academia Brasileira de Letras conferiu o Prêmio Machado de Assis de 2022 ao antropólogo Roberto DaMatta pelo conjunto de sua obra. A decisão foi adotada pelos Acadêmicos na reunião ordinária da ABL, nesta quarta-feira, dia 15 de junho.

Roberto DaMatta nasceu em 1936, em Niterói. É antropólogo e filósofo. Escreveu mais de uma centena de ensaios técnicos, inúmeros artigos para os principais jornais do país e do exterior (inclusive para o New York Times) e publicou onze livros, dos quais se destacam como marcos do pensamento antropológico brasileiro os seguintes ensaios e monografias: "Um Mundo Dividido: A Estrutura Social dos Apinayé"; "Carnavais, Malandros e Heróis"; "A Casa & a Rua"; "Relativizando: Uma Introdução à Antropologia Social"; "Conta de Mentiroso: Sete Ensaios de Antropologia Brasileira" e "Universo do Carnaval, Torre de Babel". Seu livro "O que faz o brasil, Brasil?", recebeu o prêmio Casa Grande e Senzala do Instituto Joaquim Nabuco como a melhor interpretação do Brasil nos anos 80. Recebeu a Ordem do Mérito Científico no grau de Comendador e foi eleito para o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e para o Pen Clube do Brasil. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

O Prêmio Machado de Assis

Criado pela ABL em 1941, o Prêmio Machado de Assis é entregue a autores que se destacam pelo conjunto de sua obra. Os vencedores são escolhidos pelos membros da Academia. A nova edição do prêmio conta com patrocínio da Light.

Mais informações sobre a história das premiações da Academia podem ser encontradas na página sobre prêmios do portal.

15/06/2022