Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Geraldo Carneiro assina roteiro de documentário sobre vida e obra do Acadêmico Sergio Paulo Rouanet

Acadêmico Geraldo Carneiro assina roteiro de documentário sobre vida e obra do Acadêmico Sergio Paulo Rouanet

 

O Acadêmico Geraldo Carneiro é o responsável pelo roteiro do documentário (em produção) sobre a vida e a obra do Acadêmico Sergio Paulo Rouanet. O filme “Sergio Paulo Rouanet: O cidadão do mundo" visa mostrar a importância do pensamento do Acadêmico e de seu legado para as ciências sociais e a Cultura Brasileira. Aborda diferentes aspectos e etapas de sua vida de forma a revelar como sua filosofia universalista sustentou tudo que construiu em sua vida, sendo inclusive o fundamento básico da Lei Rouanet, de sua autoria. A data de lançamento do documentário ainda será divulgada pela produção. 

Geraldo Carneiro é poeta, letrista e roteirista de televisão, teatro e cinema. É autor dos livros de poesia Em busca do Sete-Estrelo, Verão vagabundo, Piquenique em Xanadu (prêmio Lei Sarney de melhor livro do ano), Pandemônio, entre outros. Escreveu letras para canções com diversos parceiros, tais como, Egberto Gismonti, Astor Piazzolla, John Neschling, Francis Hime e Wagner Tiso. Escreveu, ainda, textos para cinema, teatro e TV. Pelo roteiro escrito para a adaptação da novela O Astro, em parceria com Alcides Nogueira, recebeu o prêmio Emmy. No cinema, assinou os roteiros dos filmes Eternamente Pagu (1987), de Norma Bengell, e O judeu (1996), escrito com Millôr Fernandes, Gilvan Pereira e o diretor do filme, Jom Tob Azulay. Teve diversos textos teatrais encenados, originais e traduções, entre os quais A Tempestade, As You Like It e Antonio & Cleópatra, de William Shakespeare; A Bandeira dos Cinco Mil Réis (encenada em 86, publicada em 92) e Manu Çaruê (ópera pós-tudo com música de Wagner Tiso, encenada em 88).

08/07/2021