Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmica Ana Maria Machado é a homenageada da edição de 2020 do Festival Literário de Poços de Caldas

Acadêmica Ana Maria Machado é a homenageada da edição de 2020 do Festival Literário de Poços de Caldas

 

A Acadêmica Ana Maria Machado foi homenageada com o título de Patronesse da edição de 2020 do Festival Literário de Poços de Caldas - Flipoços. O evento integra o calendário nacional dos festivais e festas literárias do Brasil e vai homenagear as mulheres na edição de 15 anos com o tema “Mulher e Literatura: da poesia ao poder”. No dia 11 de novembro, a Acadêmica participou do encontro master "A Mulher e a Escritora", mediado pela escritora Ana Cláudia Ramos. Neste ano, a programação principal do festival será realizada de forma virtual através do seu site.

A Acadêmica 

Ana Maria Machado é a sexta ocupante da Cadeira nº 1, tendo sido eleita em 24 de abril de 2003, na sucessão de Evandro Lins e Silva, e recebida em 29 de agosto de 2003 pelo acadêmico Tarcísio Padilha. Presidiu a Academia Brasileira de Letras em 2012 e 2013. Formou-se em Letras Neolatinas, em 1964, na então Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, e fez estudos de pós-graduação na UFRJ. Foi uma das 50 mulheres latino-americanas indicadas ao Prêmio Nobel da Paz, já ganhou o Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, três prêmios Jabutis e o prêmio Hans Christian Andersen.

10/11/2020