Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras promove ciclo de conferências sobre vozes do Nordeste

Academia Brasileira de Letras promove ciclo de conferências sobre vozes do Nordeste

 

Academia Brasileira de Letras deu início ao 7º Ciclo de Conferências do ano, "Vozes do Nordeste", que tem como objetivo enaltecer a literatura da região. O ciclo conta com a coordenação do Acadêmico e escritor Godofredo de Oliveira Neto e terá, no total, três palestras gratuitas. As palestras são realizadas sempre às quintas-feiras do mês de outubro (13, 20 e 27), às 17h30, na Sala José de Alencar. O espaço possui capacidade de 65 pessoas e está sujeito à lotação.

A primeira palestra do ciclo, no dia 13 de outubro, "Em busca de uma terra para chamar de sua", foi ministrada pelo Acadêmico Antônio Torres. Ele falou sobre sua própria obra. No dia 20, será a vez do escritor Thiago Salla, que falará sobre a obra de Graciliano Ramos na palestra "O antimoderno Graciliano Ramos e o modernismo de 1922 visto a contrapelo". Encerrando o ciclo, no dia 27, o escritor e jornalista Tom Farias ministrará a conferência "Firmina e Solano: duas vozes negras expoentes do Nordeste".

Para se inscrever na conferência, é necessário acessar um link que será disponibilizado no site da ABL semanalmente. A inscrição garante a vaga para a palestra da semana e não a todas as conferências que compõem o ciclo. Para os interessados que não puderem comparecer, também é possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo Portal da ABL ou pelo YouTube.

Sobre o Acadêmico

Antônio Torres é o oitavo ocupante da Cadeira nº 23, eleito em 7 de novembro de 2013, na sucessão de Luiz Paulo Horta e recebido em 9 de abril de 2014 pela Acadêmica Nélida Piñon. Estreou na literatura em 1972, com o romance “Um cão uivando para a Lua”, considerado pela crítica a revelação do ano. É também contista, cronista e autor de uma história para crianças. Sua obra tem tido várias edições no Brasil e traduções em muitos países, da Argentina ao Vietnã. De 1999 a 2005, foi Escritor Visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde realizou oficinas literárias, palestras e aulas inaugurais nos campos do Maracanã, São Gonçalo (Faculdade de Formação de Professores) e Duque de Caxias (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense).

Serviço

Local: Sala José de Alencar
Horário: 17h30
Endereço: Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro.

07/10/2022