Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras lança terceiro episódio do ciclo de podcasts "Literatura Brasileira no Mundo"

Academia Brasileira de Letras lança terceiro episódio do ciclo de podcasts "Literatura Brasileira no Mundo"

 

Academia Brasileira de Letras prossegue com o ciclo de podcasts "Literatura Brasileira no Mundo". A emissão traz a visão dos Sócios Correspondentes da ABL sobre a presença da literatura brasileira em diferentes países do mundo. O terceiro episódio, que será disponibilizado ao público no dia 14 de julho, a partir das 16h, foi gravado pelo Sócio Correspondente Arnaldo Saraiva. A apresentação do episódio e a coordenação do ciclo são feitas pelo Acadêmico Antônio Torres.

Arnaldo Saraiva é licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, doutorou-se na Faculdade de Letras do Porto, onde exerceu a função de docente de Estudos Brasileiros e Africanos. Foi leitor de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (EUA) e professor convidado da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Fez estudos superiores no Rio de Janeiro, onde preparou a tese "Carlos Drummond de Andrade: do Berço ao Livro". Em Paris estudou sob orientação de Roland Barthes, A.J. Greimas e Gérad Genette, e estudos superiores em Urbino. 

Colaborador da Radiotelevisão Portuguesa, da Radiodifusão Portuguesa (Antena1) e de várias publicações portuguesas e estrangeiras, participou também da Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura. Fundador do Centro de Estudos Pessoanos, co-dirigiu a revista Persona e o Jornal O Boavista, do qual foi fundador. Está representado na Antologia dos Poetas Brasileiros - Fase Moderna, de Manuel Bandeira e Walmir Ayala e na Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa, de Maria Alberta Menéres e E. M. de Melo e Castro.

Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

 

Literatura Brasileira no Mundo

spotify deezer apple-music
19/07/2021