Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras lança terceiro episódio da segunda temporada do ciclo de podcasts "Literatura Brasileira no Mundo"

Academia Brasileira de Letras lança terceiro episódio da segunda temporada do ciclo de podcasts "Literatura Brasileira no Mundo"

 

Academia Brasileira de Letras prossegue com uma nova temporada do ciclo de podcasts "Literatura Brasileira no Mundo". Desta vez, a emissão convida professores de diferentes universidades estrangeiras a falar sobre a presença da literatura brasileira em diferentes países do mundo. O terceiro episódio foi gravado pela Professora Maria Cecilia Casini. A apresentação do episódio e a coordenação do ciclo são feitas pelo Acadêmico Antônio Torres.

Maria Cecilia Casini é graduada em Letras pela Universidade de Florença (Itália), com especialização em História do Espetáculo, e Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH/USP. Sempre trabalhou na área de estudos italianos: durante cinco anos, ensinou língua italiana no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, órgão oficial do governo italiano para as relações culturais; no mesmo período, desenvolveu trabalhos de planejamento e produção de eventos culturais no mesmo Instituto. Trabalhou em várias produções da Rede Globo sobre imigração italiana no Brasil como assessora linguística do sotaque italiano dos personagens. Ministrou cursos de língua italiana e de história do cinema e do teatro italiano, realizou palestras e trabalhos de assessoria em língua e literatura italiana para a distribuidora de livros didáticos SBS, para o Mosteiro de São Bento de São Paulo e o MCL (Movimento Cristiano Lavoratori). Atualmente é docente do programa de Língua e Literatura Italiana do Departamento de Letras Modernas da USP, faz parte do Conselho Editorial da Revista de Italianística. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a didática da língua italiana escrita e sobre a língua da imprensa italiana no Brasil.

Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

 

spotify deezer apple-music
24/08/2021