Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras lança segundo episódio do ciclo de podcasts intitulado "Literatura Brasileira no Mundo"

Academia Brasileira de Letras lança segundo episódio do ciclo de podcasts intitulado "Literatura Brasileira no Mundo"

 

Academia Brasileira de Letras prossegue com o ciclo de podcasts "Literatura Brasileira no Mundo". A emissão traz a visão dos Sócios Correspondentes da ABL sobre a presença da literatura brasileira em diferentes países do mundo. O segundo episódio foi gravado pelo Sócio Correspondente Leslie Bethell. A apresentação do episódio e a coordenação do ciclo são feitas pelo Acadêmico Antônio Torres.

Leslie Bethell, historiador inglês, é atualmente diretor do Centre for Brazilian Studies da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Antes, foi diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos, da Universidade de Londres. Seu principal trabalho, como acadêmico, foi a coordenação e edição da monumental Cambridge History of Latin America, com 11 volumes publicados desde 1984, e um grande número de publicações derivadas. Além de editar a obra, o prof. Bethell é autor e co-autor de inúmeros capítulos que fazem parte dela. Como as outras histórias de países com o selo da Cambridge University Press, esta obra tornou-se a principal referência internacional para a história da América Latina. Pela cuidadosa pesquisa, o livro sobre a ação britânica na abolição do tráfico de escravos para o Brasil tornou-se um marco historiográfico, tanto no que se refere ao tráfico como às relações entre o Brasil e a Grã-Bretanha. Em toda sua carreira, o professor Bethell manteve estreito contato com o Brasil. O Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford, que o prof. Bethell dirige, é um importante ponto de referência, contato e intercâmbio entre especialistas brasileiros, ingleses, e de outros países, em diversas áreas do conhecimento – economia, história, educação, ciência política, artes -, sendo responsável também pela realização de eventos acadêmicos, científicos e culturais que ajudam a promover a cultura e a ciência brasileira no Reino Unido.

Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

Literatura Brasileira no Mundo

spotify deezer apple-music
12/07/2021