Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras lança quinto episódio do ciclo de podcasts "Literatura Brasileira no Mundo"

Academia Brasileira de Letras lança quinto episódio do ciclo de podcasts "Literatura Brasileira no Mundo"

 

Academia Brasileira de Letras prossegue com o ciclo de podcasts "Literatura Brasileira no Mundo". A emissão traz a visão dos Sócios Correspondentes da ABL sobre a presença da literatura brasileira em diferentes países do mundo. O quinto episódio foi gravado pelo Sócio Correspondente Didier Lamaison. A apresentação do episódio e a coordenação do ciclo são feitas pelo Acadêmico Antônio Torres.

Didier Lamaison é tradutor, professor de Letras Clássicas, ensaísta e dramaturgo. É tradutor de literatura de língua portuguesa, principalmente a poesia brasileira, para o francês. Já traduziu Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Augusto dos Anjos, Machado de Assis e Fernando Pessoa, assim como letras de músicas de Chico Buarque e Geraldo Vandré. Veio ao Brasil em 1980, para trabalhar como Professor Leitor de francês na Universidade Federal de Pernambuco. Aprendeu a língua portuguesa através de poemas como "Soneto de Fidelidade", de Vinícius de Moraes, e "José", de Carlos Drummond de Andrade. Recebeu o prêmio Nelly Sachs em 1991, pela sua tradução de Carlos Drummond de Andrade na França (La machine du monde - Gallimard, 1990). Didier Lamaison é também autor do romance noir Édipo Rei, publicado pela editora Gallimard em 1994.

Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

 

Literatura Brasileira no Mundo

spotify deezer apple-music
02/08/2021