Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras abre o Seminário “Brasil, brasis” de 2013

Academia Brasileira de Letras abre o Seminário “Brasil, brasis” de 2013

 

"Tudo junto e misturado: inclusões e integrações culturais" foi o tema do primeiro debate de 2013 do Seminário Brasil, brasis da Academia Brasileira de Letras. A coordenação é do Acadêmico Domício Proença Filho, Primeiro-Secretário da ABL. Os participantes foram a professora Heloisa Buarque de Holanda e o arquiteto e designer Gringo Cardia. O evento aconteceu no dia 18 de abril, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da  ABL, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.

Saiba mais

Heloisa Buarque de Holanda é professora titular de Teoria Crítica da Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenadora do PACC - Programa Avançado de Cultura Contemporânea/ Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ, diretora do Instituto Projetos e Pesquisa e da Aeroplano Editora, bem como curadora do Portal Literal. Foi diretora da Editora UFRJ e do MIS - Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Dirigiu o programa Culturama na TVE, Café com letra na Radio MEC e os documentários cinematográficos: Dr. Alceu, Joaquim Cardozo e Xarabovalha, o teatro independente nos anos 70. Tem inúmeros artigos e livros publicados nas áreas arte, literatura e políticas culturais.

Gringo Cardia, formado em arquitetura pela UFRJ, é designer, artista gráfico, cenógrafo, arquiteto, diretor de arte, diretor de videoclipes, teatro, ópera e desfile de moda. Dirige a produtora Mesosfera com sua irmã, Gringa Cardia. Trabalha em projetos gráficos, cenografia, videoclipes e direção de shows dos maiores artistas brasileiros, entre eles, os espetáculos da Companhia de Dança Deborah Colker, e o Ovo, do Cirque du Soleil (2009). Dirigiu e cenografou vários desfiles na São Paulo Fashion Week e no Fashion Rio para destacadas grifes. Concebeu projetos e curadoria de várias exposições e, destacando-se a criação, o design, a arquitetura e os vídeos do Museu das Telecomunicações da empresa OI, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, Memorial de Minas Gerais, Museu da Cruz Vermelha e o Museu Caminhão Itinerante Sentimentos da Terra. É diretor da ONG Escola Fábrica Spectaculu, com a atriz Marisa Orth.

18/4/2013

15/04/2013 - Atualizada em 14/04/2013