Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL promove mesa-redonda sobre a cena teatral brasileira

ABL promove mesa-redonda sobre a cena teatral brasileira

 

“Teatro Brasileiro: um país em cena” é o tema da mesa-redonda da próxima quinta-feira, 30 de novembro, na Academia Brasileira de Letras. O professor doutor da UFF André Dias discutirá a cena teatral brasileira ao lado do Acadêmico Godofredo de Oliveira Neto. André é pesquisador associado do PRINT - UFF, Vice-Coordenador do Grupo de Trabalho de Dramaturgia e Teatro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística – ANPOLL. O evento começa às 17h30 na Sala José de Alencar e é aberto ao público e possui entrada gratuita. A conferência também será transmitida ao vivo pelo canal de Youtube da ABL.

Sobre André Dias

Doutor em Letras (Estudos de Literatura) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal Fluminense. Professor Associado III de Literatura Brasileira e Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense e líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Dissonâncias - LIDIS/UFF.

É Jovem Cientista de Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ, desenvolvendo o projeto: Antonio Abujamra: a Literatura Encontra o Teatro e pesquisador associado do PROCAD Amazônia UFF-UFRR-UNIR. Autor de diversos artigos científicos e capítulos de livros, organizou dossiês temáticos em periódicos e livros, entre eles, Modernismo Brasileiro: Signos, Percursos, Ecos e Problemas (Makunaima, 2023), em parceria com José Luis Jobim, Mireille Garcia e Rita Olivieri-Godet, Literatura e Teatro: Encenações da Existência (EDUFF 2018), em parceria com Elen de Medeiros (UFMG).

Publicou, em 2012, o livro autoral Lima Barreto e Dostoiévski: Vozes Dissonantes (EDUFF, 2012). Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em sociedade, ideologia e cultura, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Prosa, Dramaturgia, Teatro, Análise de Discursos e Representações Sociais.

28/11/2023

Vídeos relacionados