Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL participa da IV Semana Nacional de Arquivos e apresenta exposição virtual

ABL participa da IV Semana Nacional de Arquivos e apresenta exposição virtual

 

A Academia Brasileira de Letras, por intermédio do Arquivo Múcio Leão, foi uma das instituições com participação ativa na IV Semana Nacional de Arquivos, de 8 a 14 de junho. Criado pelo Conselho Internacional dos Arquivos (CIA), o evento segue um tema diferente a cada ano, sugerido pelo conselho para inspirar as iniciativas dos arquivos participantes. Para 2020, o mote foi “Empoderando a sociedade do conhecimento”. A programação deste ano ocorreu de forma virtual, devido ao isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19.

Para a sua participação, a ABL disponibilizou uma visita virtual à exposição “Galeria de Retratos - Os acadêmicos sob as lentes de grandes nomes da história da fotografia no Brasil nos séculos XIX e XX”. No formato de vídeo, o internauta pôde ingressar em uma sala virtual e apreciar as fotografias de uma seleção de acadêmicos, fornecidas pelo Arquivo Múcio Leão. A curadoria expôs trabalhos de fotógrafos como Alberto Henschel (1827-1882) e Augusto Malta (1864-1957), com registros de nomes como Rui Barbosa e Machado de Assis. 

A exposição está disponível para visualização no site da ABL durante e após a semana comemorativa.

 

“Galeria de Retratos - Os acadêmicos sob as lentes de grandes nomes da história da fotografia no Brasil nos séculos XIX e XX”

08/06/2020