O SBT POP conversou com o Gilsons, trio formado por José Gil, Francisco Gil e João Gil, respectivamente filho e netos de Gilberto Gil, antes da estreia da turnê "Nós, A Gente", em São Paulo.
A série de shows rodou o mundo reunindo toda família no palco. Uma celebração à obra do nosso Imortal da Academia Brasileira de Letras. Os shows são o resultado da escolha do repertório que o clã ensaiou lá na primeira temporada da série produzida pelo Prime Video.
Aos 81 anos, Gilberto Gil é um ancestral vivo. Seus filhos, netos e a bisneta Sol de Maria se tornaram um pouco íntimos de todos nós que reverenciamos com eles esse momento especial.
"O profissionalismo dele, essa determinação em relação ao compromisso que ele tem com a música que é uma coisa inacreditável, que se mantém muito viva, uma chama muito acesa da vontade de fazer de uma maneira muito profissional ainda a música", explica José, o 1/3 do Gilsons, como ele mesmo gosta de dizer, e baterista do pai.
Tocar em família é um privilégio, mas o frio na barriga acompanha até quem está acostumado aos palcos. Ter Gilberto Gil como exemplo conforta, mas também traz responsabilidades, afinal uma nova geração está a caminho.
"Essa geração tem a sorte porque a coisa chega de uma forma diferente. O espaço é aberto de uma forma que talvez nunca tenha sido antes. Eu acho que agora com netos, bisneta, o espaço fica realmente aberto. A criançada toca o terror no palco. E tem sido cada vez mais incrível, todo mundo cada vez mais confortável", destaca Francisco Gil, filho de Preta Gil.
Falando nela, Preta voltou a se apresentar justamente na estreia do show em São Paulo, em setembro, poucos dias após deixar o hospital onde ficou internada para a retirada do tumor no intestino. Um momento especial para todos.
Gilberto Gil é símbolo do que há de melhor na música popular brasileira. "Minha música, musa única, mulher, mães dos meus filhos, ilhas de amor"; a música se rende ao seu grande personagem, e Gil se fez presente em tudo e todos, sempre que alguns dos seus reafirma seu legado.
Matéria na íntegra: https://www.sbt.com.br/jornalismo/fofocalizando/noticia/262667-gilsons-fala-do-legado-de-gilberto-gil-e-da-ancestralidade-da-turne-familiar
23/10/2023