A Fundação Perseu Abramo, vinculada ao Partido dos Trabalhadores (PT), abriu inscrições para o curso online “Revisitando a história do Brasil: debates e embates”, que promove uma análise crítica de mais de cinco séculos da trajetória nacional. Com aulas gratuitas e certificado, a iniciativa contará com palestras de acadêmicos renomados, incluindo a historiadora Lilia Schwarcz, da Universidade de São Paulo (USP) e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), responsável pela aula inaugural em 8 de maio.
A programação, dividida em três módulos e 14 aulas, será transmitida às quintas-feiras, a partir das 18h, pelo canal do YouTube da fundação
Sob curadoria da professora Dulce Pandolfi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o curso abordará temas como escravidão, revoltas coloniais, coronelismo, Era Vargas, ditadura militar, neoliberalismo e fenômenos recentes como bolsonarismo e lulismo.
A aula magna “Brasil: uma biografia”, ministrada por Lilia Schwarcz, dará início ao curso, que se estenderá até 7 de agosto. Entre os destaques do primeiro módulo (“Da Coroa portuguesa à Coroa brasileira”) estão discussões sobre o sistema escravista com Ynaê Lopes da Silva (UFF) e a resistência indígena com Vânia Losada (UFRRJ/UnB).
O segundo módulo (“Da República dos coronéis à ditadura dos generais”) incluirá análises sobre a Era Vargas com Angela de Castro Gomes (UFF/UNIRIO) e o golpe de 1964 com Dulce Pandolfi. Já o terceiro (“Da ditadura à democracia”) debaterá temas como justiça de transição e neoliberalismo, com encerramento dedicado ao bolsonarismo e lulismo, conduzido por Renato Lessa (PUC-Rio).
“Iremos promover uma jornada fascinante pela história brasileira, abordando de forma crítica e panorâmica mais de 500 anos de nossa trajetória. Exploraremos eventos, lutas e desafios que marcaram nosso passado, questionando as visões tradicionais sobre a ideia de um país pacífico e igualitário. Para isso, vamos tratar da formação da nação no período colonial indo até os debates contemporâneos sobre democracia, autoritarismo e desigualdade. Assim, propomos uma reflexão profunda dos fatores que moldaram e continuam moldando nossa sociedade”, afirma o diretor de Formação da Fundação Perseu Abramo, Jorge Bittar.
Matéria na íntegra: https://revistaforum.com.br/historia/2025/4/15/quer-fazer-um-curso-gratuito-de-historia-do-brasil-com-grandes-especialistas-comoliliaschwarcz-177493.html
15/04/2025