No podcast “Tá Lendo O Quê?” da Morena FM, desta sexta-feira (6), a obra “Ideias para Adiar o Fim do Mundo” de Ailton Krenak é o destaque no programa.
Krenak, o primeiro indígena a ser eleito ‘imortal’ da Academia Brasileira de Letras, provoca reflexões essenciais sobre a nossa relação com o planeta.
O livro, que veio como sugestão do Coletivo “Mulherio das Letras”, convida os leitores a uma introspecção profunda.
A professora indigenista Flávia Rohdt, especialista em língua e cultura Terena aqui de Mato Grosso do Sul, compartilha suas impressões sobre a obra.
Ela ressalta uma crítica contundente de Krenak ao modelo de sociedade ocidental, que prioriza o consumo irrefreado e o progresso em detrimento do equilíbrio com a natureza.
“Krenak aborda a ideia de que estamos enfrentando uma crise civilizatória, na qual os valores do capitalismo ameaçam a sobrevivência do planeta e de suas diversas formas de vida. Ele não se refere apenas ao fim literal do mundo, mas sim a um colapso simbólico, o colapso de um estilo de vida que não respeita a Terra como um organismo vivo”, afirma Flávia.
“Ideias para Adiar o Fim do Mundo” já está traduzido para mais de treze países, ampliando assim o impacto de suas reflexões e propostas para um futuro mais harmônico com nosso planeta.
Matéria na íntegra: https://primeirapagina.com.br/literatura/ideias-de-esperanca-e-o-cuidado-com-a-terra-para-um-amanha/
09/12/2024