Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Metrópoles - Ivo Pitanguy é homenageado em sessão solene na Câmara dos Deputados

ABL na mídia - Metrópoles - Ivo Pitanguy é homenageado em sessão solene na Câmara dos Deputados

 

Ivo Pitanguy deixou um grande legado para a cirurgia plástica e tornou-se um dos brasileiros mais reconhecidos no mundo. Neste ano, o profissional completaria 100 anos, e para homenageá-lo por todo serviço prestado à sociedade durante a vida, a Câmara dos Deputados realizou, nessa segunda-feira (11/12), uma linda cerimônia, no plenário Ulysses Guimarães.

A sessão solene foi proposta pelo deputado federal Jonas Donizette (PSB-SP) e pela Associação dos ex-alunos do Professor Ivo Pitanguy (AEXPI) representada na figura do presidente José Eduardo Lintz. Completou a mesa da presidência da Câmara, Antônio Paulo Pitanguy, cirurgião plástico e neto do homenageado; Fausto Camilo, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no DF; Marcelo Morales, membro titular da Academia Nacional de Medicina; e Luciano Ornelas, representante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Em nome do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Donizete abriu a ocasião com uma mensagem exaltando a história e o trabalho de Pitanguy. “Suas mãos, não apenas remodelaram formas, mas também restauraram esperança e sonhos. Ele exerceu sua profissão com ética, dedicação, arte e, acima de tudo, com humanidade”, disse.

Nascido em 5 de julho de 1923, em Belo Horizonte (MG), Ivo Hélcio Jardim de Campos Pitanguy iniciou sua formação profissional na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e concluiu na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sentindo que a sua vocação era a cirurgia plástica, empreendeu uma longa peregrinação pelo mundo, através de estágios e cursos realizados nos Estados Unidos e na Europa, já aliando a prática da parte estética e reparadora ao exercício do ensino.

“Ele era uma pessoa que em diferentes aspectos em um momento em que não exigia tanto a questão da responsabilidade social colocou a serviço do povo a sua habilidade profissional. Desde então, se destacou tanto em intervenções reparadoras, quanto também na estética. O mais importante é que Ivo deixou raízes e frutos que continuam até os dias atuais”, disse.

O médico acreditava e defendia a cirurgia plástica como instrumento de bem-estar, como forma de ajudar o paciente a recuperar a autoestima. Durante a homenagem, todas as personalidades fizeram questão de reforçar o respeito e a humanidade do médico. O mineiro, que atendeu vários famosos, acreditava que todos tinham o direito de se sentir bem com a imagem, e que o acesso a esse tipo de procedimento deveria ser tanto para as classes altas quanto para aqueles que vivem em vulnerabilidade social.

“Eu tive o privilégio de estar com ele por três anos durante a residência. A sua formação foi muito além da medicina, era uma pessoa com muito conhecimento e muita sabedoria, cuidava do outro com muito profissionalismo, ética, genialidade e técnica. Além disso, Pitanguy trouxe a cirurgia plástica para a realidade do brasileiro, algo que antes era visto com uma certa resistência, mas ele mostrou, a partir da atuação reparadora, a importância social no tratamento de fissurados, queimados e mutilados”, expressou Eduardo Lintz.

Matéria na íntegra: https://www.metropoles.com/colunas/claudia-meireles/ivo-pitanguy-e-homenageado-em-sessao-solene-na-camara-dos-deputados

13/12/2023