Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - MaisPB - Entrevista: neto de Graciliano Ramos lança livro com as várias faces de SP

ABL na mídia - MaisPB - Entrevista: neto de Graciliano Ramos lança livro com as várias faces de SP

 

“Cidade Aberta/Cidade Fachada” esse é o título do novo livro do escritor Ricardo Ramos Filho, um livro urbano, com cenas banais, de uma São Paulo que imensa, parada, cidade que nunca dorme, aberta ou fechada. O selo á Editora Record. A capa de Leonardo Iaccarino (com imagens de Carlos Alkmin) traz as duas faces da metrópole: a multidão e o vazio. Está tudo lá no livro de Ricardo Ramos – as reações humanas e desumanas, que nos guiam na maior cidade da América Latina – sempre viva, em seus movimentos cotidianos, palco de muita clausura, no tenebroso período da pandemia de Covid-19. São dois livros num só – Cidade Aberta, Cidade Fechada, por vias e dúvidas, encontros, desencontros, perdas e ganhos.

Ricardo Ramos Filho nos coloca nas cenas entre paulistanos, paulistas, nordestinos, ricos, pobres e granfinos; nas sacadas, nas janelas, no metrô, na feira, as ruas largas e estreitas, Vila Madalena, Dr. Arnaldo, Pinheirosa Consolação, o ABC e Paulista que hoje está povoada por moradores de rua. Pessoas e os animais,

O narrador é um motorista, um sensível professor, tanto no universo que o rodeia quanto aos temas de política nacional. O autor mostra que São Paulo não é apenas cenário das crônicas, mas de movimentos e cenas que se desenrolam em muitas cidades grandes e provincianas.

Além de ser atual, o texto de Ricardo Ramos Filho foca na necessidade do signo atemporal, do desejar, de ter paciência e esperar e buscar tempos melhores.

O escritor Antônio Torres, ocupante da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, assina a orelha do livro e descreve:“Pronto, eis a maior de nossas metrópoles retratada com afeto e estranheza, leveza e inquietação por quem nela vive desde menino, e que hoje, entre memórias da infância e visões do presente e do futuro, se compraz com a gratuidade nos trens subterrâneos. […] Neste jogo de luzes e sombras, fala mais alto o prazer do texto de Ricardo Ramos Filho em seus passeios entre a crônica e o conto, com embocadura de romancista, salve ele!”

O escritor conversou com o MaisPB sobre o novo livro de crônicas da velha Sampa de Caetano Veloso e todos nós.

Matéria na íntegra: https://www.maispb.com.br/677155/entrevista-neto-de-graciliano-ramos-lanca-livro-com-as-varias-faces-de-sao-paulo.html

31/08/2023