Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Lu Lacerda - ABL 127 anos: entrega de prêmios, leitura de Tony Ramos e gravação de doc sobre Adélia Prado

ABL na mídia - Lu Lacerda - ABL 127 anos: entrega de prêmios, leitura de Tony Ramos e gravação de doc sobre Adélia Prado

 

O cineasta Luiz Fernando Carvalho não perdeu uma cena da comemoração de 127 anos da Academia Brasileira de Letras, no Centro, nessa quinta (18/07), durante a entrega anual de prêmios. Luiz estava com grande equipe começando a filmar um documentário sobre Adélia Prado, uma das homenageadas da noite, com o Prêmio Machado de Assis. Ela não pôde comparecer, mas gravou vídeo lendo poemas, como “Guia”, “Tulha” e “Contra o muro”. Sua filha, Ana Prado, a representou, sendo especialmente convidada para o salão de chá dos acadêmicos, pouco antes da cerimônia (desta vez, foi servida sopa em vez de chá). Ela ficou encantada com a biblioteca Lúcio de Mendonça, onde estão as livros dos acadêmicos e alguns objetos, por exemplo, a escrivaninha, os óculos e canetas de Olavo Bilac.

“Adélia Prado é a maior poeta brasileira. Resolvemos homenageá-la porque estávamos devendo isso a ela e à poesia brasileira”, disse Merval Pereira, presidente da ABL, no seu discurso.

Tony Ramos foi convidado para ler poemas da autora; mesmo com toda a experiência, disse que estava com a “boca seca” antes da leitura. “Me sinto como parte da festa. Estar vivendo isso aqui é muito bonito e me senti lisonjeado com o convite da ABL. E de forma descompromissada, como se estivesse na varanda de uma casa ou num bate-papo entre amigos, onde alguém resolve parar e ler uns poemas. A voz da poeta e a voz da poesia nunca terminam”, disse ele.

Outro homenageado com a Medalha João Ribeiro foi o jornalista Thomas Souto Corrêa, ex-presidente, por duas ocasiões, da Associação Nacional de Editores de Revistas e atual vice-presidente do Conselho Editorial da Editora Abril, onde trabalha há 60 anos.

A Medalha Machado de Assis foi para Gilberto Araújo, professor na graduação e na pós-graduação na UFRJ, onde recebeu o título de Doutor em Literatura Brasileira. Entre 2010 e 2013, trabalhou no setor de Publicações da ABL.

Matéria na íntegra: https://lulacerda.ig.com.br/2024/07/abl-127-anos-entrega-de-premios-leitura-de-tony-ramos-e-gravacao-de-doc-sobre-adelia-prado/

19/07/2024