Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - CBN - Edgard Telles Ribeiro é eleito para cadeira na ABL

ABL na mídia - CBN - Edgard Telles Ribeiro é eleito para cadeira na ABL

 

O jornalista, cineasta e diplomata Edgard Telles Ribeiro foi eleito, nesta quarta-feira (11), para ocupar a cadeira de número 27 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele era favorito para a vaga, aberta desde a morte do compositor e poeta Antônio Cícero, que se submeteu a um procedimento de morte assistida na Suíça, em outubro.

Edgard venceu a disputa com 28 votos. Ao todo, eram 15 concorrentes; os principais eram ele e o jornalista, professor e crítico literário Tom Farias, autor de 18 livros, como biografias de José do Patrocínio, Cruz e Souza e Carolina Maria de Jesus. Ele teve seis votos. Ainda houve três abstenções e dois votos em branco.

Em março desse ano, Edgard Telles Ribeiro tentou a cadeira 9 da ABL, vaga após a morte do diplomata Alberto da Costa e Silva, mas quem venceu a disputa foi a antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz, com 24 votos - contra 12 de Edgard. Ela tomou posse em junho.

Como diplomata, trabalhou nos Estados Unidos, Equador, Guatemala, Nova Zelândia, Malásia e Tailândia.

Além de Edgard Telles Ribeiro e Tom Farias - colunista da Folha de S. Paulo e autor de 18 livros -, também se candidataram: Lucas Pereira da Silva, Carlos Eduardo de Oliveira Cardoso, Sonia Netto Salomão, José Efigênio Eloi Moura, Eduardo Luiz Baccarin Costa, Ruy da Penha Lôbo, João Calazans Filho, Martinho Ramalho de Melo, Alda Nilma de Miranda, Chislene de Carvalho, J. M. Monteirás, Remilson Soares Candeia e Antônio Porfírio de Matos Neto.

Trajetória

Nascido em Valparaíso, no Chile, e radicado no Rio de Janeiro, Edgard Telles Ribeiro iniciou a carreira como crítico de filmes no jornal Correio da Manhã e estudou Cinema na Universidade da Califórnia (UCLA).

É autor de 15 livros, entre eles, "Histórias Mirabolantes de amores clandestinos" (2004) e "Olho de Rei" (2005), que recebeu o prêmio da ABL para melhor obra de ficção de 2006. O romance mais recente é "Jogo de armar", publicado em 2023.

Como diplomata, trabalhou nos Estados Unidos, Equador, Guatemala, Nova Zelândia, Malásia e Tailândia.

Matéria na íntegra: https://cbn.globo.com/cultura/noticia/2024/12/11/edgard-telles-ribeiro-e-eleito-para-cadeira-na-abl.ghtml

12/12/2024