Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL manifesta alegria pela concessão do Prêmio Nobel de Literatura 2010 a Mario Vargas Llosa

ABL manifesta alegria pela concessão do Prêmio Nobel de Literatura 2010 a Mario Vargas Llosa

 

Em nota distribuída na tarde do dia 7 de outubro, o Presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vinicios Vilaça, manifestou a alegria da instituição pela escolha do escritor peruano Mario Vargas Llosa na concessão do Prêmio Nobel de Literatura de 2010.
 
Segundo Marcos Vilaça, "além de ser um grande romancista, Vargas Llosa é um convicto democrata testado na luta política. E, para nós, importa  muito o fato de ser sul-americano e de ter buscado inspiração em episódio marcante da história brasileira na construção de seu admirável livro "A guerra do fim do mundo", inspirado no episódio de Canudos".
 
O anúncio da premiação foi feito às 8h de hoje (horário de Brasília) em Estocolmo, pela Academia sueca. Peter Englund, presidente do júri de literatura do Nobel, afirmou que Vargas Llosa se disse "muito comovido e entusiasmado" ao saber do prêmio.
 
De acordo com a Academia sueca, a escolha se deu por conta da "cartografia das estruturasa do poder e afiadas imagens de resistência, rebelião e derrota do indivíduo" que aparecem na obra de Llosa.  

7/10/2010



07/10/2010 - Atualizada em 06/10/2010