Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL homenageia os 80 anos de nascimento do Acadêmico Arnaldo Niskier com exposição e lançamento de sua fotobiografia.

ABL homenageia os 80 anos de nascimento do Acadêmico Arnaldo Niskier com exposição e lançamento de sua fotobiografia.

 

A Academia Brasileira de Letras (ABL) homenagiou os 80 anos de nascimento do Acadêmico, professor e escritor Arnaldo Niskier com exposição e lançamento de sua fotobiografia. Os dois eventos foram no dia 30 de abril, quinta-feira.

A inauguração da exposição, intitulada “Arnaldo Niskier, 80 anos”, aconteceu ás 18h30min, na Galeria Manuel Bandeira, no Palácio Austregésilo de Athayde, na Avenida Presidente Wilson, 231, Castelo Rio de Janeiro. O público pode visitar a mostra de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. O lançamento da fotobiografia aconteceu ás 19 horas, no Petit Trianon da ABL

A exposição está baseada no roteiro de autoria da jornalista Manoela Ferrari, responsável pela pesquisa das fotos e textos, que contam a vida do Acadêmico na fotobiografia. Tanto uma quanto outro foram divididos em módulos, desde a árvore genealógica do homenageado, passando pela memória da infância e vida escolar. Constam, também, os primeiros anos do jornalismo e vida esportiva, assim como episódios da vida do casal Ruth e Arnaldo Niskier e a construção da família até os dias de hoje. Outros módulos referem-se à revista Manchete e ao telejornalismo, à Academia Brasileira de Letras e à atuação do homenageado como Secretário de Estado. A mostra reproduz, ainda, suas conferências e viagens, sua produção literária, o CIEE e seu trabalho como curador da “Nuvem de Livros”, uma biblioteca on-line multiplataforma.

Saiba mais 

Arnaldo Niskier

Sétimo ocupante da Cadeira nº 18 da Academia Brasileira de Letras (ABL), eleito em 22 de março de 1984, na sucessão de Peregrino Júnior e recebido em 17 de setembro de 1984 pela acadêmica Rachel de Queiroz, Arnaldo Niskier nasceu no Rio de Janeiro, em 30 de abril de 1935. É diretor-presidente da Consultor Assessoria de Planejamento, desde sua fundação, em 1972.

Licenciado em Matemática e Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Arnaldo Niskier trabalhou 38 anos nas Empresas Bloch (Manchete) e na Rede Manchete. Tem doutorado em Educação pela Uerj, é Catedrático por concurso da mesma Universidade e também Professor Titular de História e Filosofia da Educação (aposentado a partir de 1995). Jornalista há mais de 50 anos, foi Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia; de Educação e Cultura; de Cultura; e Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Membro efetivo da ABL, Niskier presidiu a Academia no período 1998/1999. Foi membro do Conselho Federal de Educação e do Conselho Nacional de Educação. Presidente da Câmara de Ensino Superior. É professor Emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme); Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão; Membro da Academia das Ciências de Lisboa (a partir de 2000); além de Presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

Niskier é autor de mais de 50 livros, entre os quais: A nova EducaçãoTecnologias educacionaisEducação brasileira: 50 anos de históriaO impacto da tecnologiaQualidade do ensinoTragédia do ensino púbicoO padre Antonio Vieira e os judeus; e Dr. Roberto (coautor). Na literatura infanto-juvenil, publicou, entre outros, O dia em que o mico-leão chorouA coragem da tartaruga caretaO saruê astronautaA Constituinte da nova floresta. Editou, ainda, Maria da Paz Revelações de Isabela (romances); Uma nova maneira de pensarA educação da mudança Magia da educação (crônicas); O Souza e a pastaVocê viu o terremoto?Um santo remédio; e O mistério do baixinho (contos).

Entre distinções e condecorações recebeu o da Legião de Honra da França; Ordem do Mérito Militar (Grande Oficial) ; Ordem do Mérito Naval; Ordem do Mérito Aeronáutico; Ordem do Mérito de Portugal; Ordem do Leão da Finlândia; Colar do Mérito Judiciário – Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; e Medalha Visconde de Mauá – Associação Comercial do Rio de Janeiro.

22/04/2015