Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL ganha prêmio FAZ DIFERENÇA

ABL ganha prêmio FAZ DIFERENÇA

 

A Academia Brasileira de Letras foi a vencedora do Prêmio Faz Diferença 2023 do jornal O Globo na categoria Livros. A escolha foi feita em votação aberta pelos leitores, referendada por um júri de profissionais da Casa: a editora assistente do Segundo Caderno, Manya Millen, os jornalistas Bernardo Mello Franco e Cora Ronai e Mauro Munhoz, vencedor da categoria em 2023. A cerimônia de entrega será no dia 19 de junho.

A Comissão Julgadora levou em conta a importância da instituição na vida cultural do país. A ABL se destacou por sua intensa atividade cultural, com 36 palestras, 12 mesas redondas, que discutiram temas atuais e se manifestou em diversos momentos como defensora incondicional de valores da democracia, como a liberdade de expressão.

Em 2023, a ABL virou uma página em sua história, ao eleger o pensador, filósofo e escritor indígena Ailton Krenak para a cadeira de José Murilo de Carvalho, morto em agosto, e participou de eventos para ampliar seu público e democratizar o acesso à sua sede e ao seu pensamento, ao participar da FLUP - Feira Literária das Periferias -, da Bienal do Livro e da FLIM – Festa Literária de Maricá.

A reedição da Revista Brasileira em 2023 – com três edições anuais - oferece aos leitores textos que ajudam a compreender a realidade e rever o passado. “O mundo virtual”, “Democracia”, “Amazônias”, “Nós, os Brasileiros”, “Inteligência Artificial”, “Cultura Viva”, “Brasil Ancestral” são os títulos das últimas edições sob o comando de Rosiska Darcy. A ABL em 2023 discutiu a liberdade de imprensa, a identidade de gênero, a literatura, a diversidade cultural, entre tantos outros temas relevantes.

11/05/2024