Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL é palco da Semana Nacional de Arquivos

ABL é palco da Semana Nacional de Arquivos

 

Sucesso há 7 edições, a Semana Nacional de Arquivos foi realizada na Academia Brasileira de Letras na segunda-feira, 5 de junho, às 14h, com entrada franca. A Acadêmica Maria Machado e os Acadêmicos Ruy Castro e Jorge Caldeira falaram sobre "Territórios de vidas", temática deste ano. A coordenação foi feita pelo Acadêmico José Murilo de Carvalho. O evento é promovido pelo Conselho Internacional de Arquivos, organizado no Brasil pelo Arquivo Nacional, e acontece em diversas instituições no Brasil. O debate foi realizado na Sala José de Alencar e pode ser conferido pelo canal de Youtube da ABL.

Sobre a Semana

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. O seu intuito é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos, além de divulgar a pesquisa biográfica e os arquivos pessoais.

Os arquivos pessoais são importantes fontes de pesquisa na elaboração e produção de narrativas biográficas, passando por um processo de valorização a partir da década de 1970 com o crescimento das publicações de biografias.

A criação da Semana tem como referência o Dia Internacional dos Arquivos, 9/06, data da criação do International Council on Archives - ICA pela UNESCO, em 1948.

01/06/2023