Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL de volta à Bienal com estande virtual e programação lúdica e histórica

ABL de volta à Bienal com estande virtual e programação lúdica e histórica

 

A Academia Brasileira de Letras está de volta à Bienal de Livros após 26 anos. E para marcar sua volta, preparou uma pauta diversificada para seu estande, com agenda de conversas entre Acadêmicos, jornalistas, cientistas sociais e políticos. O objetivo da ABL é fazer do seu estande um lugar de discussão e debates de temas que impactam a vida dos brasileiros em diversas áreas. A presença na Bienal é uma parceria entre a ABL e a 8ª Feira Literária Internacional de Maricá - FLIM - entre 19 de setembro e 1 de outubro, que terá o Acadêmico Gilberto Gil como homenageado. O estande e a comunicação virtual da ABL na Bienal são criações das agências Santafé Ideias e In.Pacto.

Para o presidente Merval Pereira, a presença da Academia Brasileira de Letras na Bienal do Livro, depois de 26 anos, é sinal de que a ABL quer estar cada vez mais próxima das atividades culturais relevantes e, sobretudo, dos cidadãos e dos jovens. A ABL de portas abertas dá prosseguimento a recentes movimentos de levar a literatura e a cultura brasileira ao maior número de pessoas.

Um holograma de Machado de Assis, primeiro presidente da Casa, receberá os visitantes do estande, que terá um painel com imagens e informações sobre os 40 Acadêmicos.

Um rito memorável da ABL, que remete à origem da instituição, o tradicional Chá das Quintas, será reproduzido diariamente. O anúncio da hora do chá será feito por um relógio – que tocará às 15h - convidando a entrar no estande para um chá “Twinings” com acompanhamentos do “Talho Capixaba”. Enquanto isso, telas com apresentação dos imortais reproduzirão conteúdo audiovisual de encontros, palestras, falas e trocas feitas durante um chá das quintas no Petit Trianon.

As crianças também terão espaço. Elas poderão escrever, desenhar, compor, relatar seu conto, poesia, história. Ao terminar, as peças se transformarão em pequenos frutos pendurados em uma árvore e passarão a compor a cenografia do espaço. Todos receberão um certificado de
participação, atestando sua primeira publicação editorial. Após a Bienal, a árvore será levada para compor o acervo da ABL. Outro mobiliário será o livro de assinaturas, onde os visitantes poderão registrar a participação na experiência. Além disso, o estande terá oito telas de led onde serão mostrados vídeos institucionais e da programação cultural da ABL.

Em uma parceria com a Livraria da Travessa, serão vendidos no estande obras dos Acadêmicos e publicações da Academia. Os textos dos Acadêmicos que serão lidos na Ciranda Literária serão reproduzidos em livretos e também vendidos no estande.

PROGRAMAÇÃO

O secretário-geral da ABL, Antonio Carlos Secchin, representa a ABL na cerimônia de abertura,
dia 01/09, às 10h.

No mesmo dia, às 17h, o Acadêmico Ruy Castro e a Acadêmica Ana Maria Machado participam
da mesa de abertura que debaterá os 40 anos da Bienal, ao lado de Thalita Rebouças, Mauricio
de Souza e Clara Alves, com mediação de Rosa Maria Araújo.

No estande da ABL, todos os dias às 17h

Dia 2 – Jornalista Cristina Aragão conversa com Rosiska Darcy de Oliveira sobre a Revista
Brasileira
Dia 3 – Jornalista Flavia Oliveira conversa com Heloisa Teixeira
Dia 4 – Cientista político Christian Lynch conversa com Joaquim Falcão
Dia 5 – Economista Pedro Malan e jornalista Fernando Dantas conversam com Edmar Bacha
Dia 6 – Jornalista Andrea Sadi conversa com Ruy Castro
Dia 7 – Jornalista Pedro Bial conversa com Ana Maria Machado
Dia 8 – Jornalista Roberto D’Avila conversa com Merval Pereira
Dia 9 – Jornalista Ancelmo Gois conversa com Arnaldo Niskier
Dia 10 – Ciranda Literária
Ana Maria Machado, Antonio Carlos Secchin, Antonio Cicero, Antonio Torres, Carlos Nejar,
Domicio Proença Filho, Geraldo Carneiro, Gilberto Gil, Godofredo de Oliveira Neto e Rosiska
Darcy de Oliveira farão leituras de trechos de suas obras e poesias.
Fernanda Montenegro será a mestre de cerimônia.

29/08/2023

Galeria de imagens

ABL na Bienal

Notícias relacionadas