Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL dá continuidade ao ciclo de conferências "90 anos da Semana de Arte Moderna"

ABL dá continuidade ao ciclo de conferências "90 anos da Semana de Arte Moderna"

 

A Academia Brasileira de Letras deu continuidade ao ciclo de conferências “90 anos da Semana de Arte Moderna”, com o tema “Moderno, modernismo e modernidade”. A coordenação é do Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin, e o palestrante foi o professor, ensaísta e escritor Luís Augusto Fischer. O evento aconteceu no dia 19 de junho, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

De acordo com Antonio Carlos Secchin, a proposta é avaliar a contribuição do movimento de 1922 a partir da consideração do papel da literatura e de outras artes no processo de renovação da cultura brasileira. O ciclo se estenderá por todo o mês de junho e terá mais uma conferência, também numa terça-feira, no mesmo horário e local: dia 26, “Saldo e legado da Semana de Arte Moderna”, com o Acadêmico e professor Domício Proença Filho, Primeiro-Secretário da ABL. Nas duas palestras anteriores, foram debatidos os temas “A proposta modernista: ruptura cultural?”, com Eucanaã Ferraz; e “A proposta modernista: a revolução da palavra”, com Adriano Espínola.

Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.

Saiba mais
 
Luís Augusto Fischer é professor de Literatura Brasileira do Instituto de Letras da UFRGS, desde 1984. É ensaísta e ficcionista, com colaborações regulares para diversos veículos de imprensa. Tem estudos publicados, entre os quais: “Parnasianismo brasileiro, entre ressonância e dissonância”, estudo sobre a poesia do final do século 19 no Brasil; “Literatura brasileira”, uma visada panorâmica tomada em conjunto; “Machado e Borges” (e outros ensaios sobre Machado de Assis), conjunto de seis ensaios sobre o autor, sendo o principal um estudo comparativo entre ele e o argentino Jorge Luis Borges, traduzido na Argentina em 2011, pela editorial Leviatan; “Inteligência com dor”, Nelson Rodrigues ensaísta.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

19/6/2012

13/06/2012 - Atualizada em 12/06/2012