Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL convida para a Missa de 7º dia de falecimento do Acadêmico Padre Ávila

ABL convida para a Missa de 7º dia de falecimento do Acadêmico Padre Ávila

 

A Academia Brasileira de Letras  convidou para a Missa de 7º dia de falecimento do Acadêmico Padre Fernando Bastos de Ávila, que foi realizada no dia 12 de novembro,  às 18h, na Igreja do Sagrado Coração, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), localizada à Rua Marquês de São Vicente, nº 225, Gávea, Rio de Janeiro.

“Enquanto teve condições físicas, Padre Ávila foi um confrade de grande assiduidade às atividades da Academia e aos debates literários e culturais. Uma defesa muito importante na defesa da Doutrina Social da Igreja, sucessor de Dom Marcos Barbosa na cadeira nº 15 da casa. Ele soube ser fiel ao espírito dos ensinamentos da Companhia de Jesus, Jesuíta que era”.

Padre Ávila, como era tratado por seus pares na ABL, faleceu no dia na madrugada do dia 06 de novembro, sábado passado, vítima de câncer, na Casa de Saúde Irmão Luciano Brandão, em Belo Horizonte. A ABL está de luto oficial.

Saiba mais

Padre Ávila nasceu no Rio de Janeiro em 17 de março de 1918. Entrou para ao noviciado da Companhia de Jesus em 1935, começando sua formação jesuística, regulamentada pela célebre Ratio Studiorum. Em 1945, após o término da guerra, seguiu para Roma para concluir o mestrado em Filosofia e Teologia na Universidade Gregoriana. Em Roma, recebeu a ordenação sacerdotal em 1948. De 1950 a 1954, fez doutorado em Ciências Políticas e Sociais na Universidade de Louvaim, na Bélgica, defendendo a tese L’Imigration au Brésil, aprovada com “La plus haute distinction”.

De volta ao Brasil, em 1954, ingressou no corpo docente da PUC-RJ, num magistério que se prolongou até  sua morte, ensinando em várias unidades Sociologia, Ética e Doutrina Social da Igreja. Em 1955 criou, na mesma Universidade, a Escola de Sociologia, Política e Economia, do qual foi diretor até 1967. Nela, durante 16 anos, dedicou-se ao ensino de Introdução às Ciências Sociais e de Doutrina Social da Igreja. A Escola do Padre Ávila, como era chamada, formou uma geração de cientistas sociais que têm se destacado nos meios universitários e acadêmicos. Lutou pelo reconhecimento da profissão de Sociólogo, o que veio a acontecer em 1969, ao ser aprovada pelo Ministério da Educação.

A obra do Padre Ávila –quinze livros publicados e numerosos ensaios, artigos e conferências – pode se classificada em sociologia teórica, problemas brasileiros, história e doutrina social da Igreja. Sua posse na Academia, dia 12 de novembro de 1997,  ocorreu quando do quadricentenário de morte de José de Anchieta e tricentenário de morte de Antônio Vieira. A sessão de saudade foi realizada ontem, quinta-feira, dia 11 de novembro, em cerimônia no Petit Trianon, Na oportunidade, foi declarada vaga a Cadeira nº 15, pelo Presidente da ABL.

12/11/2010

 



11/11/2010 - Atualizada em 11/11/2010