Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL celebra os 130 anos de Gilka Machado

ABL celebra os 130 anos de Gilka Machado

 

A  Academia Brasileira de Letras promoverá uma leitura de poemas de Gilka Machado em homenagem aos seus 130 anos. O evento ocorrerá no dia 19 de outubro, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., e contará com uma mesa-redonda, que terá a participação do Acadêmico Ruy Castro, da professora Marialva Barbosa. A mediação é da jornalista Jamyle Rkain. A abertura do evento fica a cargo de Mercia Pessôa, mestre em poética (UFRJ), Doutora em estudos literários (UFRJ) e Curadora e Coordenadora de extensão Eco/UFRJ.

"Sonhei ser útil à humanidade. Não consegui, mas fiz versos. Estou convicta de que a poesia é tão indispensável à existência como a água, o ar, a luz, a crença, o pão e o amor." - Gilka Machado, em 'Nota autobiográfica', no livro "Poesias completas". Cátedra; INL, 1978

Os 130 anos da poeta Gilka Machado serão homenageados com uma leitura de seus poemas e um debate sobre sua obra no dia 19 de outubro, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr. O Acadêmico Ruy Castro e a professora Marialva Barbosa, com a mediação da jornalista Jamyle Rkain farão o debate..A abertura ficará a cargo de Mercia Pessôa, mestre em poética (UFRJ), Doutora em estudos literários (UFRJ) e curadora e coordenadora de extensão Eco/UFRJ. A atriz Carla Andrea fará a leitura de uma série de poemas de Gilka Machado, como “Retrato fiel”, “Carnaval”, “Harém”, “Lembranças”, “Saudade” e “Ser mulher”. A direção é de Elena Constantinova Gaissionok. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/gilka-machado-130-anos-de-poesia/

Gilka Machado nasceu no Rio de Janeiro em 1893 e morreu em 1980. Tinha sangue de artista nas veias: a mãe, Thereza Christina Moniz da Costa, era atriz de teatro e de rádio-teatro; e a filha, Heros, seria bailarina consagrada e pesquisadora das danças nativas brasileiras. Além disso, sua família incluía poetas e músicos famosos. Casou-se também com um artista: o poeta, jornalista e crítico de arte Rodolfo Machado, com quem teve dois filhos: Eros e Hélios.

Desde criança Gilka faz versos. E com 13 anos ganha concurso pelo jornal A imprensa, quando arrebata os 3 primeiros prêmios, com poemas assinados com seu próprio nome e com pseudônimos. Mas só em 1915, aos 22 anos, publica seu primeiro livro, Cristais Partidos. Seguem-se outros, ao longo da década de 1920, como Estados d’Alma (1917), Mulher Nua (1922), Meu Glorioso Pecado (1928), Amores que mentiram, que passaram (1928).

No início dos anos de 1930, sua popularidade aumenta, ao ter poemas traduzidos para o espanhol, tanto em antologia quanto em volume com poemas só seus.

E no ano seguinte sua popularidade é testada: ganha, com grande margem de votos, um concurso promovido pela revista O malho, quando então é aclamada como a maior poetisa brasileira, selecionada entre 200 intelectuais. Em seguida viaja para a Argentina, onde é recebida com carinho pelo público leitor. Faz outras viagens ao longo da década de 1940, para os Estados Unidos e para a Europa, além das que faz pelo interior do Brasil.

Seus poemas foram também republicados em outros volumes: os dois primeiros livros, em Poesias, de 1918; e alguns, escolhidos, em Carne e Alma, de 1931, em Meu rosto, de 1947, e em Velha Poesia, de 1965, antes que as Poesias Completas ganhassem duas edições: em 1978 e em 1991.

Poderia ter sido a primeira mulher a fazer parte da Academia Brasileira de Letras quando, após mudança do estatuto que proibia o ingresso de mulheres, lhe teria sido possível candidatar-se, atendendo a convite que lhe foi dirigido por Jorge Amado e apoiado por outros acadêmicos. Mas recusou o convite. Recebeu, contudo, da Academia Brasileira de Letras, em 1979, o prêmio Machado de Assis, pela publicação do volume de suas Poesias Completas. Encerra sua carreira com o poema “Meu menino”, escrito por ocasião da morte do filho Hélios, ocorrida em 1976.

Como se pode perceber a partir dos títulos de seus livros, sua poesia se detém nas experiências de uma intimidade sensível, que manifesta, explicitamente, suas sensações, emoções e desejos eróticos.

Aliás, lembre-se que em 1916 faz conferência sobre “A revelação dos perfumes”... Para expressar tais sensações, usa nos poemas um vocabulário inusitado: emprega, por exemplo, a palavra “cio”. E mostra a mulher esvaída em sensualidade, numa poesia que se constrói tanto segundo a rigidez formal de tradição parnasiana quanto dando vazão às ondas de languidez que atravessam o seu verso à moda simbolista. Daí uma reação dupla por parte do público, pois causa tanto a admiração, por parte de uns, em que se incluem as mulheres que encontram aí uma porta-voz na representação de experiências da intimidade, até então proibida, quanto a rejeição severa por parte de uma crítica moralista conservadora. Para os que a defenderam, como Henrique Pongetti, Humberto de Campos, Agrippino Grieco, foi preciso separar a Gilka dos domínios da arte (a poeta) da Gilka dos domínios da vida (mãe virtuosa), com o intuito de inocentá-la de uma sensualidade pecadora.

Mas foi justamente por essa força reivindicadora patente na mistura bem dosada de rigor formal e sensualidade ousada, que sua poesia ganhou força e até hoje permanece, enquanto marco na história de resistência à situação de alienação da mulher. Firmou-se, assim, como precursora na luta pelos direitos de acesso à representação do prazer erótico na poesia feminina brasileira.

"(...) Gilka Machado foi a maior figura feminina de nosso Simbolismo, em cuja ortodoxia se encaixa com seus dois livros capitais, Cristais Partidos e Estados de Alma. Nem sua ousadia tinha impureza, mas punha à mostra a riqueza de seus sentidos, especialmente de um pouco explorado em poesia, o tato. Sua sensibilidade é requintada, algo excêntrica, mas profundamente feminina.” - Péricles Eugênio da Silva Ramos [1965]. Gilka Machado. In: ___. Poesia simbolista: antologia. p.209.

“Estreei nas letras, vencendo um concurso literário num jornal, A Imprensa, dirigido por José do Patrocínio Filho. Logo depois, um crítico famoso escrevia que aqueles poemas deveriam ter sido laborados por uma matrona imoral. Quase criança, comunicativa, indiscreta e falaz, saindo de mim mesma, contando meus prazeres e tristezas, expondo os meus defeitos e qualidades, eu pensava apenas em dar novas expressões à poesia. Aquela primeira crítica (por que negar) surpreendeu-me, machucou-me e manchou o meu destino. Em compensação, imunizou-me contra a malícia dos adjetivos. Havia no meu ser uma torrente que era impossível represar: os versos fluíam, as estrofes cascateavam... e continuei, ritmando minha verdade, então com mais veemência.“ - Gilka Machado, no livro "Poesias completas". Rio de Janeiro: Cátedra; Brasília: INL, 1978, p. X.

Fonte: FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção, edição e organização). Gilka Machado - as múltiplas faces: o desejo, o amor, a angústia e a dor. In: Templo Cultural Delfos, setembro/2021.

Sobre os Palestrantes:

Ruy Castro

Jornalista, Escritor e Biógrafo. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 2022. Formado em Ciências Sociais na Faculdade Nacional de Filosofia. Escreveu biografias famosas como as de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmem Miranda e livros de reconstituição histórica como Chega de saudade, Ela é carioca, e a Noite do meu Bem. Vencedor de um prêmio Esso de literatura, cinco Jabutis e, em 2021, do Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra. É colunista do jornal Folha de S.Paulo.

Marialva Barbosa

Professora Titular de Jornalismo da UFRJ, doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Publicou História da Comunicação no Brasil (Vozes, 2013), História Cultural da Imprensa - 1900-2000 (MAUADX, 2007) e História Cultural da Imprensa - 1800-1900 (MAUADX, 2010), Escravos e o Mundo da Comunicação (MAUAD, 2016) e Os Manuscritos do Brasil. Uma rede de textos no longo século XIX (EDUFF, 2018). Dedica-se às pesquisas que fazem a interconexão entre comunicação e história. No momento coordena a Rede de Pesquisadores de História da Imprensa no Brasil do século XIX, reunindo todas as regiões do país e dezenas de instituições. Faz parte, como coordenadora, da rede de Pesquisadores de História Conectada da Comunicação na América Latina.

Mediação: Jamyle Rykin

Jornalista e organizadora da última edição da poesia completa de Gilka Machado, publicada pelo selo Demônio Negro, no ano de 2017, em São Paulo.

18/10/2023

Vídeos relacionados