Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL anuncia o vencedor de seu Prêmio Machado de Assis de 2017, o historiador baiano João José Reis

ABL anuncia o vencedor de seu Prêmio Machado de Assis de 2017, o historiador baiano João José Reis

 

A Academia Brasileira de Letras anunciou no dia 29 de junho, quinta-feira, logo após sua reunião ordinária, o vencedor do Prêmio Machado de Assis de 2017, o historiador baiano João José Reis, considerado uma referência mundial para o estudo da História e da escravidão no século XIX no Brasil.

O Presidente da ABL, Acadêmico e professor Domício Proença Filho, logo após a divulgação do nome do vencedor, informou que João José Reis recebeu o prêmio em solenidade no Salão Nobre do Petit Trianon, no dia 20 de julho, quinta-feira, quando a Academia esteve comemorando seus 120 anos de fundação.

Saiba mais

João José Reis é um dos mais importantes historiadores do Brasil e autor de diversos livros publicados, dentre eles A morte é uma festa, que lhe rendeu o Prêmio Jabuti de Literatura.

Graduado em História pela Universidade Católica de Salvador, João José Reis tem mestrado e doutorado pela Universidade de Minnesota e diversos pós-doutorados, que incluem a Universidade de Londres, o Center for Advanced Studies in the Behavioral Sciences, da Universidade de Stanford, e o National Humanities Center. Também foi professor visitante das seguintes universidades: Universidade de Michigan, Universidade Brandeis, Universidade de Princeton, Universidade do Texas e Universidade de Harvard. Atualmente é professor titular do departamento de História da Universidade Federal da Bahia.

29/06/2017