Nos 150 anos do jornal O Estado de S. Paulo, o Estadão, o Acadêmico Jorge Caldeira vai falar sobre os valores que marcam a história do jornal, que às vezes precisaram ser mudados de acordo com a conjuntura. Um dos pontos abordados será como o jornal consegue garantir a ligação maior com os leitores em época de comunicações controladas por algoritmos e inteligência artificial.
A palestra será na próxima terça-feira, dia 4 de novembro, às 17h30, com coordenação do Acadêmico Antônio Torres. O evento integra o novo horário de programação cultural da ABL, de palestra especial, na sequência dos ciclos de conferências, e tem entrada gratuita. Inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/150-anos-do-estadao-627560/
A conferência também pode ser assistida no canal de Youtube da ABL: https://www.youtube.com/watch?v=koPheggP1sE
“Os 150 anos de O Estado de S. Paulo são marcados por valores constantes, mas revistos de acordo com as conjunturas. Criado como jornal do Partido Republicano Paulista em 1875, sua fundação enfrentou um dilema fundamental: tinha de falar de política e governo; sendo de um partido que propunha a derrubada do regime, só podia viver longe do governo e seus favores. Por isso foi organizado como empresa e viveu do mercado.”
Para o Acadêmico, a vitória dos republicanos não mudou o dilema. “Sob a direção de Júlio Mesquita, o jornal continuou buscando leitores e anunciantes, fugindo dos favores do governo. As diversas nuances das reinterpretações desses valores serão esmiuçadas ao longo do tempo, até chegar à mais atual: como garantir a ligação maior com leitores em época de comunicações controladas por algoritmos e inteligência artificial.
Quinta é Cultura
O espetáculo teatral “Floradas na Serra” integra o próximo “Quinta é Cultura”. Inspirado na obra homônima da cronista e Acadêmica Dinah Silveira de Queiroz, o evento, da Companhia de Arte Jane Ayrão, que faz também a direção, será na próxima quinta-feira, 6 de novembro, às 17h30. A apresentação será conduzida pelo acadêmico Domício Proença Filho.
30/10/2025
 
       Imprimir
Imprimir