Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > 10 anos sem Dias Gomes será tema da mesa-redonda na ABL

10 anos sem Dias Gomes será tema da mesa-redonda na ABL

 

Hoje, dia 21 de maio, às 17h30min, a Academia Brasileira de Letras convida para a mesa-redonda "10 anos sem Dias Gomes", a ser realizada na Sala José de Alencar, na ABL.

Compondo a mesa, teremos particiáção de José Dias, Sábato Magaldi e Sérgio Fonta.

O evento terá entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo portal da ABL.

Saiba mais

Dias Gomes nasceu em 1923, em Salvador. Antes de enveredar pelo caminho da telenovela, já tinha ganho notoriedade como autor teatral e projeção internacional graças à sua peça "O Pagador de Promessas".

Após seus primeiros sucessos na TV ("Verão Vermelho" e "Assim na Terra como no Céu", no início dos anos 70), tornou-se um dos maiores autores da telenovela brasileira. Seguindo uma linha criativa e polêmica, conseguiu desenvolver o drama sem os chavões tradicionais. Exemplos disso, temos: "Bandeira Dois", "O Bem Amado", "O Espigão". Criou o realismo na telenovela "Saramandaia", de 1976.

Perseguido pela censura, viu sua novela "Roque Santeiro" ser impedida de ir ao ar em 1975, podendo ser vista somente dez anos mais tarde, tornando-se um dos maiores sucessos do gênero.

Membro imortal da Academia Brasileira de Letras, Dias Gomes morreu em um acidente automobilístico em são Paulo, em maio de 1999, aos 76 anos.

20/5/2009

20/05/2009 - Atualizada em 19/05/2009