Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Nossa Língua > Nova palavra > bioeticista

bioeticista

Classe gramatical: 
s.2g
Palavras relacionadas: 

bioética s.f.

Definição: 

Pessoa especialista em bioética, que se dedica à investigação das implicações éticas, morais e filosóficas de determinadas pesquisas da ciência e da tecnologia (por exemplo, clonagem, eutanásia, uso da inteligência artificial, etc.).

Exemplos de uso: 

“O filósofo e bioeticista australiano Julian Savulescu, da Universidade de Oxford, defende que é ético criar estímulos monetários para que a população se vacine contra a covid-19. Ele também não condena a hipótese de tornar a imunização obrigatória, incluindo sanções a quem se recusar a tomar as doses, conforme defendeu em um artigo que, desde publicado este mês no britânico ‘Journal of Medical Ethics’, tem repercutido mundo afora.”1

“[...] a concepção de bioética como ‘ética da vida’ é praticamente inútil por ser genérica demais e porque não especifica quais são as características pertinentes da vida que a bioética deve considerar para se tornar uma ferramenta conceitualmente rigorosa e operacional. Mas existe uma outra razão que torna esta definição de bioética implausível, ou até absurda. Com efeito, adotando-a, o bioeticista se tornaria uma espécie de tuttologo (literalmente ‘especialista em tudo’, conforme a expressão do historiador italiano Carlo Ginzburg), isto é, um especialista que, paradoxalmente, deveria conhecer o todo da vida para tornar-se especialista.”2

“O Brasil tem cerca de 20 conselhos nacionais de políticas públicas, criados para discutir assuntos que afetam diretamente a sociedade, mas chama a atenção o desinteresse na criação de um deles – o Conselho Nacional de Bioética, organismo que permitiria levar à esfera pública debates sobre temas sensíveis como direitos reprodutivos e o enfrentamento da covid-19. Há 16 anos a Câmara dos Deputados mantém na gaveta uma proposta de criação do órgão elaborada por uma comissão de especialistas [...]. Segundo o texto, o conselho teria 21 membros não remunerados e escolhidos principalmente entre bioeticistas, nomeados a partir de listas tríplices para um mandato – ou seja, não caberiam substituições pelo governante da vez. O colegiado poderia ser convocado pela presidência de um dos poderes, pela maioria dos membros ou por abaixo-assinado de 1% do eleitorado.”3

“Para o autor do polêmico ‘O Fim da História’, Aldous Huxley acertou, e George Orwell errou. Quer dizer, a distopia marcada pela manipulação de embriões, no romance ‘Admirável Mundo Novo’ parece mais premonitória do que a da ‘teletela’ do Grande Irmão, no livro ‘1984’. ‘Comecei a perceber que vários desenvolvimentos na biologia tinham muito mais consequências no longo prazo, ou viriam a ter, do que a revolução na tecnologia da informação’, diz [Francis] Fukuyama. Voz grave e dicção de professor, ele discorreu por meia hora sobre as teses do livro. Disparou para todos os lados e alvejou algumas das vacas sagradas da biomedicina, como as drogas comportamentais do tipo do Prozac (antidepressivo) e do Ritalin (contra hiperatividade), que na sua opinião criam a ilusão de soluções fáceis e com isso subvertem alguns pressupostos das relações interpessoais. No limite, defende o filósofo, isso ameaça a sobrevivência da própria democracia. Sobraram críticas também para a ‘indústria’ da bioética, que serviria mais para impedir controle social sobre a pesquisa do que para questioná-la. O próprio Fukuyama faz parte do Conselho de Bioética (www.bioethics.gov) criado pelo presidente dos EUA, George W. Bush, para o qual foi convidado pelo bioeticista conservador Leon Kass.”4

“O Festival PICNIC, encontro entre os dias 1º e 2 de novembro na cidade do Rio de Janeiro que tem como objetivo discutir as relações entre tecnologia, criatividade e sociedade, trouxe para o Brasil o bioeticista e sociólogo norte-americano James J. Hughes. Ele é o diretor-executivo do Instituto de Ética e Tecnologias Emergentes (EUA) e autor do livro ‘Citizen Cyborg’, no qual discute a relação entre a democracia e o ser humano do futuro, recomendado pela revista Scientific American em 2005.”5

“Nos últimos 20 anos, a opinião de [T. L.] Beauchamp e [J. F.] Childress, a de que os princípios e as normas são considerados obrigatórios prima facie e estão no mesmo nível, ganhou aceitação de renomados bioeticistas e somente as circunstâncias e consequências podem ordená-los em caso de conflito.”6

 
Referências: 

BIOETHICS. In: MERRIAM-WEBSTER. Disponível em: https://www.merriam-webster.com/dictionary/bioethicist. Acesso em: 13 jul. 2023.

BIOETHICS. In: DICTIONARY.COM. Disponível em: https://www.dictionary.com/browse/bioethicist. Acesso em: 13 jul. 2023.

BIOETHICS. In: OXFORD LEARNER'S DICTIONARIES. Disponível em: https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/us/definition/english/bioethi.... Acesso em: 13 jul. 2023.

BIOETICISTA. In: ISTITUTO TRECCANI. Vocabolario Treccani. Disponível em: https://www.treccani.it/vocabolario/bioeticista/. Acesso em: 13 jul. 2023.

1 ALFANO, Bruno. Pesquisador de Oxford: 'Há quem talvez só irá se vacinar por dinheiro'. O Globo, 14 nov. 2020. Brasil. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/pesquisador-de-oxford-ha-quem-talvez-so-.... Acesso em: 22 jun. 2023.

2 SCHRAMM, Fermin Roland. A Bioética, seu desenvolvimento e importância para as Ciências da Vida e da Saúde. In: Revista Brasileira de Cancerologia [Instituto Nacional do Câncer], 2002, v. 48, n. 4, p. 609-615. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2177/1342. Acesso em: 22 jun. 2023.

3 BROPP, Camille; TISSOT, Laura; SANTOS, Ricardo A. Câmara mantém na gaveta projeto do conselho de bioética. Folha de S.Paulo, 25 nov. 2021. Ética e Saúde. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/especial/2021/11/camara-mantem-na-gaveta-p.... Acesso em: 22 jun. 2023.

4 LEITE, Marcelo. FRANCIS FUKUYAMA – Pensador do ‘fim da história’ agora diz que as biotecnologias arriscam destruir as bases da política. Folha de S.Paulo, 1 set. 2003. Ciência. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0109200304.htm. Acesso em: 13 jul. 2023.

5 BRITO, Sabrina. ‘As máquinas farão tudo o que nós fazemos – e melhor’, diz bioeticista. Veja, 31 out. 2018. Ciência, Tecnologia. Disponível em: https://veja.abril.com.br/tecnologia/as-maquinas-farao-tudo-o-que-nos-fa.... Acesso em: 13 jul. 2023.

6 COSTA, Sérgio Ibiapina Ferreira; GARRAFA, Volnei; OSELKA, Gabriel (org.). Iniciação à bioética. Brasília, DF: Conselho Federal de Medicina, 1998. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/stories/biblioteca/iniciao%20%20biotica.... Acesso em: 13 jul. 2023.

Ver palavras anteriores