Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > A nova UBE

A nova UBE

 

Conseguiu a União Brasileira de Escritores recuperar o prestigio de 50 anos atrás quando Peregrino Júnior, Jorge Amado, Eneida, Stella Leonardos e, entre muitos outros, Zora Seljan e o autor destas linhas, agíamos no setor. Foi quando imaginamos organizar um Festival Brasileiro de Escritores num edifício em construção em Copacabana.


A idéia era de construirmos cerca de 30 barraquinhas com dois ou três escritores em cada uma e mais um padrinho que se encarregaria da venda dos livros. Jorge Amado e Zélia Gattai, Zora e eu, ficamos na mesma barraca e nosso padrinho foi Grande Otelo.


O presidente Juscelino Kubitschek compareceu, a festa obteve enorme êxito e foi repetida nos dois anos seguintes, outra vez ainda em Copacabana e na terceira vez no Museu de Arte Moderna. A partir de então, a UBE passou a responsabilidade do ato para os editores e assim, por iniciativa deles, tiveram início, alternadamente no Rio de Janeiro e em São Paulo, as atuais Bienais do Livro de tanto sucesso.


Agora, com Edir Meirelles, a UBE, recupera seu dinamismo de antigamente e promove um mês de celebração do seu cinqüentenário, com a sessão de abertura no Teatro Raimundo Magalhães Jr. da Academia Brasileira de Letras. Como parte da comemoração, foi lançada, na semana passada, a revista "RenovArte", dirigida pelo Presidente da UBE, Edir Meirelles, e por Stella Leonardos, com artigos de vasto material de qualidade estudando aspectos da literatura de língua portuguesa no Brasil e alhures.


A história da União Brasileira de Escritores, a partir de 1958, é narrada por Stella Leonardos, que dá detalhes das atividades de Peregrino Júnior, Jorge Amado, Manuel Bandeira, Octávio de Faria, Adonias Filho, Eneida, Josué Montello, Clarice Lispector, Origenes Lessa. Lá estava eu no Conselho Fiscal com Eduardo Portella, Adonias Filho e Afrânio Coutinho.


Minha participação nesse número inicial de "RenovArte" é um artigo que escrevi sobre o escritor português Miguel Torga: "Miguel Torga: A voz do chão". Lembrei-me de quando Jorge Amado e eu lutamos para que o Prêmio Nobel de Literatura fosse concedido a Torga, que acabou conquistando o primeiro Prêmio Camões, quando esta láurea foi constituída.


A matéria deste número de estréia de "RenovArte" apresenta artigos de muitos outros escritores, membros da UBE, entre os quais Anna Guasque, Teresa Cristina Meireles de Oliveira, Ferreira Gullar, Alice Spindola, Amélia Sparano, Dorée Camargo, Sônia Sales, Berreto de Menezes, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, Leodegário A de Azevedo Filho, Edda Farjat, Gerdal dos Santos, Geny Vilas-Boas, Luiz de Aquino, Joanyr de Oliveira, Ricardo Maranhão, Anderson F. Brandão, Gilberto Mendonça Teles, Márcia Agrau, Luiz Otávio Oliani, Beatriz Dutra, Elisa Flores, Ângela Carrocino, Silvana Vargas, além de um artigo póstumo de Geraldo de Menezes, antigo Presidente da UBE, sobre "Machado de Assis e a política".


À festa do cinqüentenário da UBE comparecerão membros das entidades irmãs de todo o País, muitos deles premiados nos concursos de poesia e prosa que se realizam este ano. O professor, poeta e ensaísta, Gilberto Mendonça Teles, receberá o Troféu RIO, em sessão solene da UBE-RJ, no próximo dia 29, às 16 horas, na sede da Academia Brasileira de Letras.


Vale a pena realçar o trabalho incessante de Stella Leonardos que coloco na orelha da revista:


"A figura e a obra de Stella Leonardos marcaram e vêm marcando a literatura brasileira dos últimos anos. Na poesia, ganhou o estilo de Stella uma extraordinária elasticidade de sentidos e rítmica. Alguns de seus versos podem ser lidos a partir de qualquer ponto, pois o ritmo como que começa ali e se integra em nova unidade. Seus versos exibem uma simplicidade e uma direiteza que levam a uma bela expressibilidade vocabular.


Seu trabalho em favor de nossa literatura, sua atividade no comando permanente de entidades culturais, vêm mantendo de pé não só a União Brasileira de Escritores, na qual labuta há 50 anos, mas também a Academia Carioca de Letras, de que é hoje presidente. Stella merece todo o respeito, a admiração e a gratidão de todos os que lutamos pela cultura neste País".


A revista "RenovArte" sai sob a égide da União Brasileira de Escritores, com arte de capa de Fernando Teixeira, quadro de Stella Leonardos em pintura de Israel Pedrosa, fotografia do quadro de Marlene Fonseca Lima. Colaboração especial de Cláudio Aguiar e digitação eletrônica de Maria José Peneluc.


Tribuna da Imprensa (RJ) 26/8/2008