Com o crescimento dos legislativos no mundo, estamos vendo que a tomada de decisão dos membros das câmaras acaba sendo viciada, por má qualidade da proposição feita. Fiquemos na conjuntura simples e detalhada para dar a idéia do que queremos dizer. A OMC - Organização Mundial do Comércio foi criada especialmente para simplificar as relações comerciais entre as nações, num mundo em que prevalecem organizações tipo ALCA e outras semelhantes, que vão simplificar as relações econômicas e comerciais entre as nações.
Não se espera, nas relações da OMC, detalhes como na ONU, por exemplo, mas, sim, uma organização bem simples, onde as partes se entendem para negociar a compra e venda de mercadorias entre nações parceiras em negócios. Foi criada a OMC para esse fim e está dando bons resultados, apesar de não estar fechada a Rodada Doha, porque algumas das nações não se apressaram a trazer a sua colaboração para isso.
A OMC, como as rodadas anteriores, foi criada exatamente para dar celeridade às trocas econômicas. É preciso reconhecer que nem todas as nações estão preparadas para uma diplomacia de compra e venda como está o Brasil. Nós já estávamos esperando reformas mundiais na diplomacia econômica quando foi dado o nome de OMC.
É essa organização que não pode se sujeitar às minúcias de multidões reunidas a cada período para debater assuntos específicos de cada nação ou de um grupo de nações. É esse o problema que está dificultando o desenvolvimento da OMC e de seu papel entre as nações, no sentido de acelerá-las nos seus negócios impessoais e de alcance internacional.
É o que temos a dizer sobre as dificuldades da OMC, já experimentadas e já situadas para conhecimento geral.
Diário do Comércio (SP) 27/6/2007