Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Ciclo de conferências da ABL debaterá os "90 anos da Semana de Arte Moderna"

Ciclo de conferências da ABL debaterá os "90 anos da Semana de Arte Moderna"

 

O ciclo de conferências da Academia Brasileira de Letras para o mês de junho debaterá o tema “90 anos da Semana de Arte Moderna”. A coordenação é do Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin, e a primeira palestra, denominada “A proposta modernista: ruptura cultural?”, esteve a cargo do poeta e professor Eucanaã Ferraz. A abertura do ciclo ocorreu no dia 05 de junho, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.
 
De acordo com Antonio Carlos Secchin, a proposta é avaliar a contribuição do movimento de 1922 a partir da consideração do papel da literatura e de outras artes no processo de renovação da cultura brasileira. O ciclo se estenderá por todo o mês de junho e terá mais três conferências, sempre às terças-feiras, no mesmo horário e local: dia 12, o tema será “A proposta modernista: a revolução da palavra”, com o poeta e professor Adriano Espínola; dia 19, “Moderno, modernismo e modernidade”, com Luís Augusto Fischer; e dia 26, “Saldo e legado da Semana de Arte Moderna, com o Acadêmico e professor Domício Proença Filho, Primeiro-Secretário da ABL.

Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.

Saiba mais
 
Eucanaã Ferraz nasceu no Rio de Janeiro, em 1961. Poeta, publicou, entre outros livros, Martelo (1997), Desassombro (2001), Rua do mundo (2004) e Cinemateca (2008). Para o público infanto-juvenil, destacam-se Bicho de Sete Cabeças e outros seres fantásticos (2009), Palhaço, macaco, passarinho (2010) – Prêmio de Melhor Livro para Criança pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) – e Água sim (2011). Organizou, de Caetano Veloso, Letra Só, seleção de letras (2003) e O mundo não é chato (2005), reunião de textos em prosa. Assinou ainda os volumes Poesia completa e prosa de Vinicius de Moraes (2004) e Veneno antimonotonia (2005), antologia de poemas e letras. Na área ensaística, publicou Folha Explica Vinicius de Moraes (2005). É Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, onde leciona.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

30/5/2012

30/05/2012 - Atualizada em 29/05/2012