A 22ª edição da FLIP começa na próxima quarta-feira, dia 9, em Paraty e a ABL vai marcar presença. O homenageado da feira versão 2024 é o Acadêmico João Rio, pseudônimo de João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto. Foi o mais novo a ser eleito para a ABL, em 1910, com apenas 28 anos. Foi o segundo ocupante da cadeira 26, na sucessão de Guimarães Passos.
Morto em 1921 aos 39 anos. João do Rio foi jornalista, contista, teatrólogo e um dos grandes cronistas do Rio de Janeiro, principal personagem de seus escritos.
O Acadêmico Ruy Castro aborda João do Rio em dois livros: Metrópole à beira-mar e As vozes da metrópole. E é sobre eles que vai falar no painel “Crônicas de um imortal”, dia 10 às 10h, na Casa Folha.
A Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira também vai debater a obra de João do Rio no dia 11, na Casa da Cultura, num painel organizado pelo jornal O Globo, junto com Eliane Alves Cruz e Graziella Beting.
João do Rio ainda criança. Foto: Acervo/ABL
Confira a agenda dos Acadêmicos na FLIP:
Dia 10/10 - Quinta-feira
10h - Acadêmico Ruy Castro participa do Painel Crônicas de um imortal na Casa Folha, com mediação do jornalista Mauricio Meirelle.
18h – Acadêmico Godofredo de Oliveira Neto participa de mesa sobre Thomas Mann na Casa da Cultura
19h - Acadêmica Rosiska Darcy participa do lançamento de mais uma edição da Revista Brasileira – “Que mundo é esse?” na Casa da Cultura, ao lado de Jeferson Tenório, Carla Madeira, Rodrigo Lacerda, e mediação de Cristina Aragão
Programação Thomas Mann
◦ Mesa 1: "Alemanha e Brasil celebram A montanha mágica" (9/10, 18h) - Godofredo de Oliveira Neto (Academia Brasileira de Letras) e Paulo Soethe (Deutsche Akademie für Sprache und Dichtung). Mediação: Johannes Kretschmer (UFF)
◦ Mesa 2: Thomas Mann e o Brasil, terra de Julia Mann (12/10, 17h) João Silvério Trevisan (São Paulo), Diuner Mello (Paraty), Marcus Mazzari(USP), Johannes Kretschmer (UFF). Mediação: Paulo Soethe (UFPR/UFF).
◦ Thomas Mann, Nobel de Literatura, filho da brasileira Julia Mann FLIP 2024 /
◦ Organização: UFF e AMLB/FCRB Lübeck na Alemanha e Paraty no Brasil são ambas patrimônio mundial da UNESCO.
◦ Algo mais une as duas Cidades: a família do maior escritor alemão do século XX.
◦ No ano do centenário do romance mais conhecido de Thomas Mann, em todo o mundo, A montanha mágica, a FLIP e a Cidade de Paraty celebram:
◦ O valor e internacionalidade do romance hoje;
◦ A luta de Thomas Mann pela Democracia;
◦ A pessoa de Julia Mann, cidadã paratiense, e seu papel na relação da família Mann com o Brasil.
◦ Ações previstas para a Festa Literária Internacional de Paraty são:
◦ Exposição Thomas Mann: Democracy will win! (em versão brasileira, ampliada, com painéis sobre a relação de Thomas Mann com o Brasil)
◦ Mesas sobre A montanha mágica e sobre Thomas Mann e o Brasil e Performance artística, com leitura (Vanessa Gerbelli) e música (Breno Pizzorno); direção de arte: Júlio Lellis
Dia 11/10 - Sexta-feira
12h – Acadêmica Rosiska Darcy participa de mesa sobre João do Rio na Casa do Globo (Casa da Cultura), ao lado de Eliana Cruz Alves e Graziella Beting.
12h30 – Acadêmico Ruy Castro participa de mesa "O voo da Palavra", com Heloisa Seixas e Alcino Leite na Casa de História
14h - Exibição do filme Elogio da Liberdade. Rosiska Darcy participa de bate papo com Bianca Comparato no Cinema da Praça.
João do Rio vestido de fardão. Foto: Acervo/ABL
07/10/2024