Estudiosa da literatura feminina no Brasil, a professora Luiza Lobo conversará com o Acadêmico Godofredo de Oliveira Neto sobre “O Pensamento Feminista na Literatura” no próximo dia 10 de outubro, às 17h30. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/o-pensamento-feminista-na-literatura-497219/
Luiza Lobo diz que os termos “pensamento” e “feminista” precisam ser definidos em seus respectivos domínios, uma vez que o primeiro pertence à metafísica, e o segundo ao discurso sociológico, com uso apenas desde o século XIX, no sentido da reivindicação de direitos da mulher, e é sobre isso que vai falar.
Segundo ela, é preciso perceber a importância do aspecto cultural da intensa produção literária feminista, antes que numa perspectiva da natureza, como indica o termo “feminino”, em uso na crítica francesa, que reduz a escrita da mulher às limitações de seu corpo – excluindo, assim, os grupos LGBTQQICAAPF2K+, ou homens que se identifiquem com a causa feminista.
“Vivendo na quarta onda do movimento, de acordo com Heloísa Teixeira, não podemos segregar as mulheres do conjunto das pautas, cânones e enciclopédias, como acontecia no século XIX, quando as mulheres eram trancadas em sótãos e dadas por loucas, conforme o estudo de Sandra Gilbert e Susan Gubar, A louca no sótão (1978). A consciência feminista tem de ser vista como um fenômeno inclusivo, de toda a sociedade, no aqui e agora, em nosso século”.
Sobre Luiza Lobo
Luiza Lobo foi professora de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde foi Pesquisadora 1 do Conselho Nacional de Pesquisas, e de Teoria Literária na UERJ. Lecionou em diversas universidades estrangeiras, tendo sido professora titular na Universidade de Poitiers.
É autora de 25 livros de ensaio e de ficção e traduziu 30 obras literárias, entre as quais O passeio ao farol, de Virginia Woolf e Persuasão, de Jane Austen. Seu Guia de escritoras da Literatura Brasileira (UERJ/FAPERJ, 2006), que em breve sairá em segunda edição, Crítica sem juízo (Garamond/CNPq, 2ª ed., 2007) e Segredos públicos (Rocco, 2007) apresentam estudos sobre diversas escritoras brasileiras. Publicou cerca de 200 ensaios e 150 de resenhas, e proferiu 200 palestras em cursos e conferências no Brasil e no exterior.
03/10/2024