Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - O Dia - Academia Brasileira de Letras ganha painel em homenagem a Machado de Assis

ABL na mídia - O Dia - Academia Brasileira de Letras ganha painel em homenagem a Machado de Assis

 

O pátio da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio, ganhou um painel em homenagem a um dos maiores nomes da literatura brasileira. Fundador e primeiro presidente da instituição, Machado de Assis (1839-1908) foi eternizado em um muro de 180m² que fica em frente a estátua do escritor. O grafite foi entregue nesta quarta-feira (11) pelo projeto NegroMuro, conhecido por resgatar a memória de grandes personalidades negras da cultura brasileira.

Em entrevista ao DIA, um dos idealizadores do projeto, o pesquisador e produtor Pedro Rajão, 38 anos, revelou que a ideia de fazer o painel em homenagem ao escritor surgiu desde o início do NegroMuro, em 2018. Segundo ele, as conversas para finalmente realizar o grafite começaram em outubro de 2023. Quase um ano depois, o sonho se realizou.

"Eu sou apaixonado por Machado de Assis, pela história do Rio, e ele contava isso muito bem em sua literatura. Eu vi o muro, que fica ao lado de um dos prédios mais históricos da cidade, e quis fazer essa homenagem. Foi um processo longo. Foi um painel azeitado, maturado, para poder acontecer. É um muro que conta não só sobre as obras dele, mas sua biografia também", disse.

O trabalho de pesquisa para a criação do conceito do painel durou meses. Além de mergulhar no acervo da ABL, Rajão ainda conversou com diversos historiadores, professores e até com um dos biógrafos de Machado de Assis, o escritor Cláudio Amorim.

Detalhes da obra

Autor do grafite, o muralista Cazé, 37, revelou o conceito por trás da obra. Além de resgatar e eternizar os grandes trabalhos de Machado de Assis, o projeto obedece uma ideia de georreferenciamento. Ou seja, a pessoa recebe a homenagem em um lugar onde ela tenha algum vínculo.

"Machado morou na Rua do Livramento. A gente está no território dele, a obra está próxima da vida dele. Estamos trazendo o homem favelado para dentro de uma instituição como a Academia Brasileira de Letras. É um símbolo muito importante para os jovens negros que almejam ter uma referência na cidade", reforçou.

Matéria na íntegra: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2024/09/6916410-academia-brasileira-de-letras-ganha-painel-em-homenagem-a-machado-de-assis.html

13/09/2024