Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Publish News - Literatura indígena: Festival Caju de Leitores vai receber nomes como Ailton Krenak e Lucia Tucuju

ABL na mídia - Publish News - Literatura indígena: Festival Caju de Leitores vai receber nomes como Ailton Krenak e Lucia Tucuju

 

Falta apenas uma semana para o início do Festival Caju de Leitores na Oca Tururim, na Aldeia Xandó, em Caraíva (Porto Seguro / BA). Nesta terceira edição, o evento, que acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro, terá a presença de 21 convidados, entre personalidades locais e de outras regiões do Brasil.

A primeira autora indígena a chegar será Lucia Tucuju, que participará de uma formação em Literatura Indígena em 31 de agosto, no Centro de Cultura de Porto Seguro, em parceria com o Caju de Leitores e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Lucia é atriz, poetisa e contadora de histórias de Macapá, e faz parte de um trio de contadoras de histórias. Ao lado dela, Auritha Tabajara e Aline Kayapó irão animar as manhãs do Festival.

A partir das 8h, a Oca Tururim abrirá suas portas para receber o público, com a cerimônia de Awê e oração tradicionais do povo Pataxó conduzida pelo Centro Cultural da Aldeia Xandó marcando o início das atividades às 9h. Ainda no dia 3 de setembro, o desenhista e tatuador Tucunã Pataxó irá conduzir uma oficina de pintura corporal, compartilhando seus conhecimentos sobre os grafismos indígenas.

A novidade deste ano será a participação mais ativa dos alunos da Escola Indígena Pataxó Xandó, sob a direção de Nargela Carvalho, co-anfitriã do evento ao lado do escritor Sairi Pataxó. Os alunos prepararam apresentações culturais, teatro, leitura de redações e ações sobre meio ambiente e cultura tradicionais, prometendo enriquecer ainda mais a experiência do Festival.

No período da tarde, as atividades estão agendadas para começar às 14h. No total, serão quatro mesas que vão discorrer sobre o tema central do Caju de Leitores deste ano que é "Territórios – O Brasil é Terra Indígena".

A primeira mesa, intitulada "Território Identidade", contará com a participação de Juerana Pataxó, Janice Cardoso e Txatxu Pataxó, que discutirão com o público sobre os corpos como forma e meio de expressão. Raoni Pataxó, importante liderança, fará uma apresentação cultural para reforçar a importância do tema.

Em seguida, teremos a mesa "Conceito de Território", que abordará o modo de vida indígena como meio de combater a crise climática, com a participação de Ailton Krenak, Edson Kayapó, Tapy Pataxó e Ahnã Pataxó. A programação completa está no site do evento.

A expectativa é receber cerca de mil pessoas durante os dois dias do evento.

A Aldeia Indígena Xandó está situada no distrito de Caraíva, a 70 km de Porto Seguro, e faz divisa com a Vila de Caraíva. Para os visitantes de outras regiões, a forma mais prática de chegar é através de Porto Seguro, seja de avião ou ônibus. A partir daí, existem diversas opções para chegar a Caraíva, como contratar um serviço de transfer, alugar um carro ou pegar um ônibus que o levará ao porto das canoas para atravessar o Rio Caraíva. É recomendável agendar o serviço de transfer com antecedência.

Matéria na íntegra: https://www.publishnews.com.br/materias/2024/08/27/literatura-indigena-festival-caju-de-leitores-vai-receber-nomes-como-ailton-krenak-e-lucia-tucuju

27/08/2024