Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Roberto DaMatta inaugurou o 6º Ciclo de Conferências da ABL

Roberto DaMatta inaugurou o 6º Ciclo de Conferências da ABL

 

As diversas faces do Brasil expressadas na sociedade, literatura, música e em seu povo serão discutidas na sexta edição do Ciclo de Conferências 2007 da Academia Brasileira de Letras. Sob a coordenação da acadêmica Ana Maria Machado, desta vez o tema é Retratos do Brasil.

A série foi inaugurada nessa terça-feira (7/8) pelo antropólogo Roberto DaMatta, que proferiu a palestra "Interpretações de interpretações do Brasil".

O evento teve entrada franca e está disponível em vídeo e fotografia para consulta no Arquivo da ABL.

 

Conheça o conferencista:

Roberto DaMatta

É professor de Antropologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. De 1987 a 2003, ocupou a cátedra Reverendo Edmund P. Joyce de Antropologia da Universidade de Notre Dame, em Indiana, Estados Unidos, da qual é, atualmente, professor Emérito. É Bacharel em História pela Faculdade Fluminense de Filosofia e Mestre e um Doutor em Antropologia pela Universidade de Harvard. Por quase três décadas foi professor do Programa de Pós-graduação do Museu Nacional, onde também exerceu as funções de Coordenador e de Chefe do seu Departamento de Antropologia.

Foi professor visitante nas universidades de Wisconsin, Berkeley e Cambridge, Inglaterra. Foi também Directeur d'Etudes da Maison des Sciences de L'Homme em Paris, França.

Escreveu mais de 140 ensaios técnicos, inúmeros artigos para os principais jornais do país e do exterior (inclusive para o New York Times) e dentro os seus livro mais conhecidos, destacam-se:

  • Um Mundo Dividido: A Estrutura Social dos Índios Apinayé. Petrópolis: Editora Vozes. Tradução inglesa: A Divided World: Apinayé Social Structure. Harvard University Press;
  • Carnavais, Malandros e Heróis: Para uma Sociologia do Dilema Brasileiro, Rio de Janeiro: Zahar Editores. 5ºedição: Editora Guanabara. 6º edição, Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1997. Tradução francesa: Carnavals, Bandits et Héros. Paris: Editions du Seuil, 1983. Tradução inglesa: Carnivals, Rogues and Heroes: An Interpretation of the Brazilian Dilemma. University of Notre Dame Press. 1991. 
  • A Casa e a Rua: Espaço, Cidadania, Mulher e Morte no Brasil.  São Paulo: Brasiliense. 4º Edição: Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1991;
  • Conta de Mentiroso: Sete Ensaios de Antropologia Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Rocco;
  • E, com Elena Soárez, Águias, Burros e Borboletas: Um Ensaio Antropológico sobre o Jogo do Bicho. Editora Rocco, obra recentemente publicada em inglês pela University of Notre Dame Press;
  • TocquevillenasNotícias da América. Seu último livro é uma seleção de artigos, ensaios e crônicas sobre o futebol e  a sociedade  brasileira, intitulado, A Bola corre mais que os Homens.

Roberto DaMatta recebeu a Ordem do Mérito Cientifico no grau de Comendador e no grau de Grã-cruz, é comendador da Ordem do Rio Branco. É membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Pen Clube do Brasil, da Academia Brasileira de Ciências e da American Academy of Arts and Sciences. É colaborador do jornal O Estado de São Paulo e do O Globo onde escreve uma coluna semanal.  Tem feito palestras, pesquisa e consultorias para empresas nacionais e multinacionais.

06/08/2007 - Atualizada em 05/08/2007