Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Node

Literatura e Pintura: Van Gogh

Hoje, às 17h30, na Sala José de Alencar, o escritor Evandro Nascimento ministrará a palestra “Literatura e Pintura: Van Gogh”, coordenado pelo Acadêmico Antônio Torres. 

Notícias do Acadêmico Ailton Krenak

Dia 13, o Acadêmico Ailton Krenak, recebeu da Embaixada da França, a insígnia de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra. A homenagem é um reconhecimento do governo francês pelo trabalho do Acadêmico na defesa dos povos originários.

Sessão Antecipada

A sessão plenária do dia 30 de maio, quinta-feira, será antecipada para o dia 28, terça-feira, às 14 horas, em virtude do feriado de Corpus Christi

Ciclo de Conferências 2024

Teve início no dia 7 de maio, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr., o terceiro Ciclo de Conferências de 2024 intitulado “Deus, deuses”, sob a coordenação geral do Acadêmico Antonio Carlos Secchin e coordenado pelo Acadêmico Antônio Torres. Dia 7, a conferência de abertura sobre “Tupã, um deus jesuíta” foi ministrada pelo escritor Alberto Mussa; dia 14, foi proferida pelo professor Faustino Teixeira, que discorreu sobre “O mistério de Deus na tradição mística do Islã”. No dia 21, a professora Maria Clara Bingemer falou sobre “Aquele que é - O Deus da Bíblia” e, dia 28, encerrando este ciclo, o professor Rafael Brunhara proferirá a conferência “Os Deuses do Olimpo”.

165 Anos do Nascimento de Raimundo Correia

Há 165 anos, no dia 13 de maio de 1859, nascia Raimundo Correia, Fundador da Cadeira n. 5 do Quadro dos Membros Efetivos.

 

Notícias do Acadêmico Carlos Nejar

No dia 23 de maio, às 17h, na Academia Paulista de Letras, o Acadêmico Carlos Nejar lançará o livro Memórias de outra idade, da editora Top Books.

Pêmio Faz Diferença

A Academia Brasileira de Letras foi a vencedora do Prêmio Faz Diferença 2023 do jornal O Globo na categoria Livros. A escolha foi feita em votação aberta pelos leitores, referendada por um júri de profissionais da Casa: a editora assistente do Segundo Caderno, Manya Millen, os jornalistas Bernardo Mello Franco e Cora Ronai e Mauro Munhoz, vencedor da categoria em 2023. A cerimônia de entrega será no dia 19 de junho. A Comissão Julgadora levou em conta a importância da instituição na vida cultural do país. A ABL se destacou por sua intensa atividade cultural, com 36 palestras, 12 mesas redondas, que discutiram temas atuais e se manifestou em diversos momentos como defensora incondicional de valores da democracia, como a liberdade de expressão.

Ciclo de Conferências 2024

Teve início no dia 7 de maio, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr., o terceiro Ciclo de Conferências de 2024 intitulado “Deus, deuses”, sob a coordenação geral do Acadêmico Antonio Carlos Secchin e coordenado pelo Acadêmico Antônio Torres. Dia 7, a conferência de abertura sobre “Tupã, um deus jesuíta” foi ministrada pelo escritor Alberto Mussa; dia 14, foi proferida pelo professor Faustino Teixeira, que discorreu sobre “O mistério de Deus na tradição mística do Islã”. No dia 21, a professora Maria Clara Bingemer falará sobre “Aquele que é - O Deus da Bíblia” e, dia 28, encerrando este ciclo, o professor Rafael Brunhara proferirá a conferência “Os Deuses do Olimpo”.

Prêmio Literário "Imortais"

No mês de maio será lançado o prêmio de literatura patrocinado pela Firjan - SESI e pela Academia Brasileira de Letras. O concurso é voltado para alunos do ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro, das escolas Firjan - SESI e para trabalhadores da indústria fluminense. Haverá três categorias: conto, crônica e poesia. Os vencedores serão escolhidos pelos Acadêmicos e receberão tablets.

Homenagens à Acadêmica Nélida Piñon

No dia 3, no Salão Nobre do Petit Trianon, realizou-se a homenagem à Acadêmica Nélida Piñon com a leitura continuada de seu romance A República dos Sonhos. Um ato conjunto da Associação Galega da Língua e da Academia Brasileira de Letras, desenvolvido simultaneamente no Rio de Janeiro e em Santiago de Compostela; no mesmo dia,  no 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas -Flipoços, MG, ocorreu o lançamento de seu último livro póstumo Os rostos que tenho, com um diálogo público entre o escritor e editor Rodrigo Lacerda, o tradutor Eric Nepomuceno e Karla Vasconcelos, assessora da Acadêmica.