Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Node

A invenção do maior jornal do Brasil, conduzida por Odylo Costa

Hoje, dia 11, às 17h30, na Sala José de Alencar, realiza-se a mesa-redonda em torno do livro A invenção do maior jornal do Brasil - conduzida por Odylo Costa, filho, com a participação do jornalista Luiz Lobo e do professor Mário Feijó. A coordenação é do Acadêmico Geraldo Carneiro.

Notícias do Acadêmico Edmar Lisboa Bacha

O Acadêmico Edmar Lisboa Bacha foi convidado e aceitou tornar-se membro da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências, ocupando a cadeira n. 40, cujo patrono é o poeta, escritor e jornalista Jorge Medauar.

Notícias do Acadêmico Arno Wehling

O Judiciário na Constituição de 1824, texto e contexto” foi o tema da palestra proferida no dia 9 de abril pelo Acadêmico Arno Wehling no congresso “Bicentenário da constituição de 1824 - história das origens do constitucionalismo no Brasil”, realizado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Arcadas).

Notícias da Acadêmica Ana Maria Machado

Dando prosseguimento ao circuito universitário com uma série de mesas-redondas virtuais em torno do lançamento da tradução italiana de seu romance A Audácia dessa Mulher, a Acadêmica Ana Maria Machado participa, dia 10 de abril, de um debate em Viterbo. A atividade é promovida pelo Departamento de Estudos Linguísticos-Literários, Histórico-Filosóficos e Jurídicos da Universidade da Tuscia, com apoio do Instituto Camões e tem a participação dos professores Cristina Rosa e Francisco de Almeida Dias, dos cursos de Língua e Tradução, bem como de Sonia Netto Salomão, falando sobre Machado de Assis e o Cânone Ocidental.

130 anos do nascimento de Fernando de Azevedo

Há 130 anos, no dia 2 de abril de 1894, nascia em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), Fernando de Azevedo, 3º ocupante da Cadeira n. 14 do Quadro dos Membros Efetivos.

A invenção do Maior Jornal do Brasil conduzida por Odylo Costa, O Filho

Dia 11, às 17h30, na Sala José de Alencar, realiza-se a mesa-redonda em torno do livro A invenção do maior jornal do Brasil - conduzida por Odylo Costa, filho, com a participação do jornalista Luiz Lobo e do professor Mário Feijó. A coordenação é do Acadêmico Geraldo Carneiro.

Posse de Acadêmico Ailton Krenak

Está marcada para a próxima sexta-feira, dia 5 de abril, às 20h, a posse do Acadêmico eleito Ailton Krenak na Cadeira nº 5. Será recebido pela Acadêmica Heloísa Teixeira. A espada entregue pelo Acadêmico Arnaldo Niskier, o colar pela Acadêmica Fernanda Montenegro e o diploma pelo Acadêmico Antonio Carlos Secchin. A comissão de entrada será formada pelos Acadêmicos Edmar Lisboa Bacha, Joaquim Falcão e Ruy Castro; a comissão de saída pela Acadêmica Ana Maria Machado e os Acadêmicos Geraldo Carneiro e Antônio Torres.

Notícias do Acadêmico Gilberto Gil

O Acadêmico Gilberto Gil foi escolhido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para inaugurar a série de Selos “Personalidades”, criada para celebrar expoentes brasileiros da música, teatro e dos esportes. A homenagem destaca o conjunto de sua obra e seu trabalho como Ministro da Cultura.

Centenário de Lêdo Ivo

No dia 4 de abril, às 17h30, na Sala José de Alencar, realiza-se a mesa-redonda intitulada “O centenário de Lêdo Ivo”. O Professor Gilberto Araújo discorrerá sobre “Lêdo Ivo e a prosa” e a professora Manoela Purcell Daudt d’Oliveira falará sobre “O álbum de retrato de Lêdo Ivo”. A coordenação da mesa estará a cargo do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.

Posse do Acadêmico Ailton Krenak

Está marcada para o dia 5 de abril, às 20h, a posse do Acadêmico eleito Ailton Krenak na Cadeira nº 5. Será recebido pela Acadêmica Heloísa Teixeira. A espada será entregue pelo Acadêmico Arnaldo Niskier, o colar pela Acadêmica Fernanda Montenegro e o diploma pelo Acadêmico Antonio Carlos Secchin. A comissão de entrada será formada pelos Acadêmicos Edmar Lisboa Bacha, Joaquim Falcão e Ruy Castro; a comissão de saída pela Acadêmica Ana Maria Machado e os Acadêmicos Geraldo Carneiro e Antônio Torres.